Análise histórica sobre o desenvolvimento da Biblioteconomia e Ciência da Informação em Angola, Moçambique e Etiópia
Palavras-chave:
biblioteconomia em Angola, biblioteconomia em Moçambique, biblioteconomia na EtiópiaResumo
Análise histórica, a partir de levantamento bibliográfico e revisão de literatura em fontes secundárias, sobre o desenvolvimento e principais características dos campos em biblioteconomia e ciência da informação em Angola, Moçambique e Etiópia, entre a segunda metade dos anos 1970 até os primeiros anos do século XXI. A pesquisa objetivou identificar como essas disciplinas foram desenvolvidas nos três países africanos que tiveram maior relação com o antigo bloco comunista. O artigo incialmente apresenta breve pano de fundo sobre o surgimento de Angola, Moçambique e Etiópia no cenário internacional a partir de meados dos anos 1970. Posteriormente, analisou como se deu a relação entre a biblioteconomia e ciência da informação dessas nações com o bloco socialista e os países ocidentais, e, por fim, apresentou a evolução dessas áreas nos três países, discutindo separadamente cada cenário. A pesquisa apresenta que os campos em biblioteconomia e ciência da informação angolano, moçambicano e etíope se consolidaram, apesar de décadas de guerra civil e instabilidade interna, com cursos e bibliotecas públicas e privadas em atividade.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria xxx.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, como publicar em repositório institucional, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os artigos são de acesso aberto e uso gratuito, com atribuições próprias em atividades educacionais, de pesquisa e não comerciais.