Turismo comunitário como mediador cultural: a experiência da Lomba do Pinheiro, Porto Alegre, RS
Palavras-chave:
Memória. Cidadania. Museu comunitário. Turismo comunitário.Resumo
O Projeto Lombatur objetiva utilizar o turismo como mediação entre os moradores do bairro Lomba do Pinheiro e o patrimô- nio local. A metodologia inclui a montagem de um processo de inventariamento do patrimônio, o planejamento de rotas de turismo local e a capacitação dos moradores como guias turísticos. Através de relatos e histórias de vida colhidas na comunidade, propõe-se a aproximar a noção de patrimônio com a de território, a identificação de espaços de interesse cultural, a constituição de espaços de circulação territorial e as utilizações desse em prol da fruição dos moradores. Destaca a importância do reconhecimento dos atores sociais como sujeitos de sua própria história, ao evidenciarem, dentro do quadro da vida cotidiana, das relações culturais, humanas e familiares, e do seu território, como instrumentos para recuperação da memó- ria, educação patrimonial, aumento da auto-estima e inclusão sócio-cultural na vida da cidade. Conclui que a contrapartida para legitimar o projeto é a divulgação das idéias da comunidade sobre si mesma, as antigas iniciativas, conhecimentos, saberes e experiências, através do próprio capital humano em interação. E, como resultado, isso permitirá que a comunidade alcance a integração entre a ação dos moradores, os seus recursos locais, o poder público e os atores econômicos. Sugere que haja uma futura abertura para o exterior do bairro, quando o turismo, antes interno, poderá atrair visitantes externos, e a comunidade possa interagir com outras comunidades.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2011 Ana Maria Dalla Zen, Claudia Feijo da Silva, David Kura Minuzzo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, como publicar em repositório institucional, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os artigos são de acesso aberto e uso gratuito. De acordo com a licença, deve-se dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Não é permitido aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.