Registro de conhecimentos da Comunidade Santa Clara no ciberespaço

Autores

  • Maria Giovanna Guedes Farias UFPB
  • Isa Maria Freire UFPB

Palavras-chave:

Registro de conhecimentos. Inclusão. Ciberespaço. Sítio virtual.

Resumo

Este trabalho objetiva refletir sobre a inclusão do registro de conhecimentos da Comunidade Santa Clara no ciberespaço, uma comunidade popular urbana, localizada nas proximidades da Universidade Federal da Paraíba, em João Pessoa. Trata-se de uma intervenção através de pesquisa de campo para registro, organização e divulgação das “fontes de informação” constituídas por pessoas da localidade. Para isso, será produzido um sítio virtual onde será depositado, para acesso livre na Internet, o tesouro de conhecimentos das pessoas depositárias da memó- ria social e do saber da Santa Clara. Tais conhecimentos ficarão disponíveis para as próximas gerações, o que pode propiciar o exercício da cidadania e o reconhecimento dos moradores da sua identidade social, de si próprios e de sua realidade. Além disso, pode facilitar a produção de novos conhecimentos por outros atores sociais. Essa proposta de trabalho de pesquisa está em desenvolvimento no mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UFPB.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Giovanna Guedes Farias, UFPB

Jornalista. Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba.

Isa Maria Freire, UFPB

Doutora em Ciência da Informação. Professora e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UFPB.

Downloads

Publicado

2010-12-20

Como Citar

GUEDES FARIAS, M. G.; FREIRE, I. M. Registro de conhecimentos da Comunidade Santa Clara no ciberespaço. Em Questão, Porto Alegre, v. 16, n. 2, p. 253–266, 2010. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/13352. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigo