O uso de veículos aéreos não tripulados (VANTs) na operação de paz da ONU na República Democrática do Congo

Autores

  • Sérgio Luiz Cruz Aguilar UNESP
  • Jéssica Tauane Santos UNESP

DOI:

https://doi.org/10.22456/2178-8839.82832

Palavras-chave:

ONU, Operações de Paz, VANTS

Resumo

A partir de 2013, a Organização das Nações Unidas (ONU) introduziu o uso de Veículos Aéreos Não Tripulados (VANTS) na Missão de Estabilização da ONU na República Democrática do Congo (MONUSCO). O trabalho utiliza o emprego de VANTS na MONUSCO para fazer algumas considerações sobre o uso dessa tecnologia nas operações de paz.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sérgio Luiz Cruz Aguilar, UNESP

Professor Livre Docente em Segurança Internacional do Departamento de Sociologia e Antropologia da UNESP – Campus de Marília. Doutor em História (UNESP) com pesquisa de pós-doutorado na Universidade de Oxford - Reino Unido. Mestre em Integração Latino-Americana (UFSM). Especialista em Historia das Relações Internacionais (UERJ) e em Estratégias de Relações Internacionais (UCAM). Professor do Programa de Pós-Graduação San Tiago Dantas de Relações Internacionais (UNESP – UNICAMP – PUC/SP) e do Programa de Pós-Graduação de Ciências Sociais (UNESP – Marília/SP). Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Conflitos Internacionais (GEPCI) e do Observatório de Conflitos Internacionais (OCI) da UNESP- Campus de Marília/SP.

Jéssica Tauane Santos, UNESP

Graduanda em Relações Internacionais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Participou do Grupo de Estudos e Pesquisa em Organizações Internacionais (GEO). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Conflitos Internacionais (GEPCI) desde 2015 e do Observatório de Conflitos Internacionais (OCI). Bolsista de Iniciação Científica da FAPESP.

Downloads

Publicado

2018-09-26

Como Citar

Aguilar, S. L. C., & Santos, J. T. (2018). O uso de veículos aéreos não tripulados (VANTs) na operação de paz da ONU na República Democrática do Congo. Conjuntura Austral, 9(47), 46–61. https://doi.org/10.22456/2178-8839.82832

Edição

Seção

ARTIGOS