A experiência de observador militar da ONU no Saara Ocidental

Autores

  • Sylvio de Souza Ferreira Exército Brasileiro. Doutorando em Ciências Militares. Mestre em Ciências Militares (ESAO). Programa de Pós-graduação em Ciências Militares / Instituto Meira Mattos / Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (PPGCM/ECEME). Pesquisador do Laboratório de Estudos de Defesa (LED/ECEME). Foi observador militar e oficial de Estado-Maior na Missão das Nações Unidas para o Referendo no Saara Ocidental (MINURSO), entre dezembro de 2008 a dezembro de 2009. http://orcid.org/0000-0002-0389-1908
  • Eduardo Xavier Ferreira Glaser Migon Exército Brasileiro. Docente Permanente do Programa de Pós-graduação em Ciências Militares / Instituto Meira Mattos / Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (PPGCM/ECEME). Pesquisador do Laboratório de Estudos de Defesa (LED/ECEME), do Laboratório de Ciências Militares (LCM/ECEME), do Centro de Investigação de Segurança e Defesa do Instituto de Estudos Superiores Militares (CISDI/IESM) e do Núcleo Brasileiro de Estratégia e Relações Internacionais (NERINT/UFRGS) http://orcid.org/0000-0002-8762-1701

DOI:

https://doi.org/10.22456/2178-8839.68980

Palavras-chave:

ONU, Operações de Paz, MINURSO, Saara Ocidental,

Resumo

A questão do Saara Ocidental constitui o caso de descolonização mais recente, duradouro e não-resolvido do continente africano, em pleno século XXI. Trata-se de um território não-governado, localizado na porção noroeste da África Saariana e encontra-se sob custódia da ONU desde 1991, quando da implantação da MINURSO. Nesse contexto, o presente artigo tem como principal motivação comunicar a experiência no exercício da função de observador militar da ONU, sublinhando aspectos peculiares e práticos, bem como percepções no desempenho dessa função. É uma visão interna da realidade de uma Operação de Paz, do indivíduo e do profissional da Organização. Para tanto, o artigo utiliza abordagem qualitativa na metodologia empregada e aspectos da observação participante e do estudo de caso descritivo. É composto por uma introdução, que visa ambientar o leitor à questão, uma caracterização da área, uma revisão histórica do caso, uma seção de exposição da metodologia e a experiência de um dos autores como observador militar da ONU no Saara Ocidental propriamente dita. Por fim, são realizadas considerações finais na conclusão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sylvio de Souza Ferreira, Exército Brasileiro. Doutorando em Ciências Militares. Mestre em Ciências Militares (ESAO). Programa de Pós-graduação em Ciências Militares / Instituto Meira Mattos / Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (PPGCM/ECEME). Pesquisador do Laboratório de Estudos de Defesa (LED/ECEME). Foi observador militar e oficial de Estado-Maior na Missão das Nações Unidas para o Referendo no Saara Ocidental (MINURSO), entre dezembro de 2008 a dezembro de 2009.

Doutorando em Ciências Militares. Mestre em Ciências Militares (ESAO). Programa de Pós-graduação em Ciências Militares / Instituto Meira Mattos / Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (PPGCM/ECEME). Pesquisador do Laboratório de Estudos de Defesa (LED/ECEME). Foi observador militar e oficial de Estado-Maior na Missão das Nações Unidas para o Referendo no Saara Ocidental (MINURSO), entre dezembro de 2008 a dezembro de 2009. Atualmente serve no Gabinete do Comandante do Exército.

Eduardo Xavier Ferreira Glaser Migon, Exército Brasileiro. Docente Permanente do Programa de Pós-graduação em Ciências Militares / Instituto Meira Mattos / Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (PPGCM/ECEME). Pesquisador do Laboratório de Estudos de Defesa (LED/ECEME), do Laboratório de Ciências Militares (LCM/ECEME), do Centro de Investigação de Segurança e Defesa do Instituto de Estudos Superiores Militares (CISDI/IESM) e do Núcleo Brasileiro de Estratégia e Relações Internacionais (NERINT/UFRGS)

Doutor em Administração (FGV). Doutor em Ciências Militares (ECEME). Programa de Pós-graduação em Ciências Militares / Instituto Meira Mattos / Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (PPGCM/ECEME). Pesquisador do Laboratório de Estudos de Defesa (LED/ECEME), do Centro de Investigação e Desenvolvimento do Instituto UniversitárioMilitar (Lisboa, Portugal) e do Núcleo de Estudos de Relações Internacionais (NERINT/UFRGS). Atualmente é o Comandante do 13º Regimento de Cavalaria Mecanizada (Regimento Anhanguera)

Downloads

Publicado

2017-03-16

Como Citar

Ferreira, S. de S., & Migon, E. X. F. G. (2017). A experiência de observador militar da ONU no Saara Ocidental. Conjuntura Austral, 8(39-40), 24–43. https://doi.org/10.22456/2178-8839.68980

Edição

Seção

ARTIGOS