ANÁLISE DA EFICIÊNCIA DOS GASTOS COM EDUCAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL DOS ESTADOS BRASILEIROS, A PARTIR DA ANÁLISE ENVOLTÓRIA DE DADOS (DEA)

Autores

  • Greici Scherer Unioeste - Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Fabíola Graciele Besen Unioeste - Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Tércio Vieira de Araújo Unioeste - Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Valdir Serafim Junior Unioeste - Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Palavras-chave:

Educação, Eficiência, Análise Envoltória de Dados, Estados.

Resumo

A educação básica é um direito fundamental e essencial de todos os cidadãos. Definir o quanto deve ser investido na área da educação não é uma tarefa fácil, pois o governo deve administrar os recursos públicos de forma eficiente e eficaz, para atender as necessidades coletivas e promover o bem comum, afetando assim diretamente o desenvolvimento social.  A pesquisa tem como objetivo medir o grau de eficiência dos Estados Brasileiros na alocação dos gastos públicos com Educação no Ensino Fundamental do ano de 2013, através do uso da ferramenta de Análise Envoltória de Dados (DEA), verificando a relação entre os gastos efetuados nesse setor e índices de professores com Ensino Superior, com os índices de desenvolvimento da educação básica (IDEB), taxas de Aprovação, Reprovação e Abandono Escolar. Os resultados demonstraram que no Ensino Fundamental apenas um Estado obteve o Nível de Eficiência Máxima (3,70%) da amostra, 5 (Cinco) Estados obtiveram um Alto Grau de Eficiência, (18,52%), 6 (Seis) Estados apresentaram um Bom Grau de Eficiência, (22,22%), 13 (Treze) Estados apresentaram um Médio Grau de Eficiência (48,15%) e 2 (Dois) Estados apresentaram um Baixo Grau de Eficiência (7,41%). Os resultados demonstram que os governantes não estão alocando os recursos de forma eficiente, pois uma boa gestão de recursos não reflete apenas em quem investe mais por aluno ou por orçamento total, reflete também nos resultados obtidos de forma eficiente, buscando maximizar os resultados, com o menor emprego de recursos, objetivando promover o bem comum. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Greici Scherer, Unioeste - Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Graduada em Ciências Contábeis pela Unioeste - Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Campus de Foz do Iguaçu

Fabíola Graciele Besen, Unioeste - Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Docente no curso de Ciências Contábeis da UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, campus Foz do Iguaçú. Mestre em Desenvolvimento Rural Sustentável.

Tércio Vieira de Araújo, Unioeste - Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Docente no curso de Ciências Contábeis da UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, campus Foz do Iguaçú. Mestre em Desenvolvimento Rural Sustentável.

Valdir Serafim Junior, Unioeste - Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Docente no curso de Ciências Contábeis da UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, campus Foz do Iguaçú. Mestre em Desenvolvimento Rural Sustentável.

Downloads

Publicado

2019-11-25

Como Citar

SCHERER, G.; BESEN, F. G.; ARAÚJO, T. V. de; JUNIOR, V. S. ANÁLISE DA EFICIÊNCIA DOS GASTOS COM EDUCAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL DOS ESTADOS BRASILEIROS, A PARTIR DA ANÁLISE ENVOLTÓRIA DE DADOS (DEA). ConTexto - Contabilidade em Texto, Porto Alegre, v. 19, n. 43, 2019. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ConTexto/article/view/73815. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos