INFORMAÇÃO GERENCIAL BASEADA NO BALANCED SCORECARD: UM ESTUDO EM UMA DISTRIBUIDORA DE COMBUSTÍVEIS DE PERNAMBUCO
Palavras-chave:
Informação gerencial. Balanced scorecard. Indicadores estratégicos.Resumo
Este artigo trata da importância da contabilidade gerencial para a gestão de empresas e mostra a utilidade do Balanced Scorecard (BSC) no processo de produção de informações gerenciais. A metodologia usada, predominantemente, foi a de estudo de caso, com o objetivo de fazer uma abordagem do BSC dentro de uma empresa do ramo de distribuição de combustíveis, situada no estado de Pernambuco. A missão da empresa é apresentada e analisada sob quatro perspectivas: financeira, clientes, processos internos, aprendizado e crescimento. Para cada perspectiva, foram definidos objetivos e indicadores relacionados à estratégia, analisados juntamente com a diretoria da empresa. Para uma melhor compreensão, ao final de cada tópico que trata sobre as perspectivas do BSC de uma distribuidora de combustíveis, foram elaborados quadros de resumo de objetivos e indicadores estratégicos.Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para o artigo publicado nesta revista são do autor, com direito de primeira publicação para a revista. Em virtude do artigo aparecer nesta revista de acesso público, de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. Assim, o autor que tiver artigo aprovado no processo editorial autoriza a Revista Contexto a publicar a versão revisada do seu artigo. O autor que submete artigo para a Revista Contexto consente e declara que ele não foi publicado na íntegra em outro periódico e assume total responsabilidade por sua originalidade e teor, podendo incidir sobre o autor eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.