SABERES DOCENTES NA VISÃO DE EGRESSOS DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
Palavras-chave:
Saberes, Docentes, Modelo bidimencional, Egressos, Ciências ContábeisResumo
A preocupação com a formação docente no ensino superior tem sido tema a inquietar os pesquisadores de diversas áreas do conhecimento, inclusive na área contábil. A ideia de que o domínio do conteúdo seja suficiente para garantir que o processo de ensino e aprendizagem ocorra já não mais se sustenta. A busca por uma formação docente mais consistente nos leva a verificar quais experiências têm dado certo, ou seja, o que os professores que se destacam entre seus pares possuem como estratégias de ensino? Que conhecimentos ou saberes possuem? No bojo dessas preocupações, por meio de um levantamento junto a ex-alunos dos cursos de Contabilidade, o presente estudo tem como objetivo identificar os saberes fundamentais dos docentes que foram referências na percepção dos egressos do curso de graduação em Ciências Contábeis. A amostra da pesquisa corresponde a 158 respondentes de duas microrregiões dos estados de Minas Gerais e Goiás, para os quais foi enviado um questionário fundamentado no Modelo Bidimensional de Lowman (2007). Os resultados mostraram que o bom desempenho dos docentes é delineado principalmente pelo “domínio do conteúdo”, seguido pela “clareza na transmissão das informações”. De forma coerente, na dimensão Estímulo Intelectual, o principal atributo identificado foi “estar preparado”, enquanto na dimensão Relacionamento Interpessoal, os atributos “interessado” e “respeitoso” apresentaram as maiores médias. Em comparações com estudos anteriores, os atributos “organizado”, “acessível” e “respeitoso” foram os que apresentaram maior convergência.Downloads
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Publicado
2017-03-15
Como Citar
BORGES, W. G.; SILVA, E. C. da; MIRANDA, A. B. de; MIRANDA, G. J.; CARVALHO, L. F. SABERES DOCENTES NA VISÃO DE EGRESSOS DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS. ConTexto - Contabilidade em Texto, Porto Alegre, v. 16, n. 34, 2017. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ConTexto/article/view/64314. Acesso em: 28 mar. 2024.
Edição
Seção
Artigos