DETERMINANTES DA ESTRUTURA DE CAPITAL DAS EMPRESAS BRASILEIRAS DE CAPITAL ABERTO

Autores

  • Guilherme Kirch

Palavras-chave:

Estrutura de capital. Determinantes. Dados em painel. Empresas de capital aberto.

Resumo

Apesar do grande número de obras sobre estrutura de capital, ainda não há uma definição clara de como os gestores determinam a composição dos financiamentos das empresas (estrutura de capital). Dessa forma, considera-se relevante a exploração desse assunto, por meio da verificação dos determinantes que poderiam explicar as decisões de estrutura de capital por parte dos administradores. Neste estudo, portanto, objetiva-se verificar quais são os determinantes apresentados pela literatura acerca do assunto e testá-los com dados de empresas brasileiras de capital aberto, provenientes das suas demonstrações contábeis e do mercado, utilizando a metodologia de análise de dados em painel, o que representa um diferencial em relação aos estudos empíricos anteriores que relacionaram tais determinantes à alavancagem financeira das empresas brasileiras. Os principais resultados deste estudo indicam que alguns determinantes (Rentabilidade, Tangibilidade e Oportunidades de Crescimento) apresentam os resultados esperados pela teoria, enquanto outros (Risco, Tamanho e Estrutura de Controle), mostram-se insignificantes, contrariando o prescrito pelas teorias acerca da estrutura de capital (Hipóteses de Static-Tradeoff, Hipóteses de Assimetria Informacional e Pecking Order).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Guilherme Kirch

Ntualmente é revisora da ConTexto - Revista do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Contabilidade da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Tradução e Revisão Textual, atuando principalmente nos seguintes temas: Controladoria, Ciências Contábeis, Administração e Economia. Realiza também revisão e formatação conforme a ABNT em teses e dissertações dos temas já mencionados.

Downloads

Como Citar

KIRCH, G. DETERMINANTES DA ESTRUTURA DE CAPITAL DAS EMPRESAS BRASILEIRAS DE CAPITAL ABERTO. ConTexto - Contabilidade em Texto, Porto Alegre, v. 8, n. 13, 2009. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ConTexto/article/view/11100. Acesso em: 28 mar. 2024.