Audiovisuais na Educação Física Escolar

possibilidades didático-pedagógicas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2595-4377.140845

Palavras-chave:

Educação Física escolar, Audioviduais, Ensino

Resumo

Este estudo teve como objetivo analisar em artigos científicos como os recursos audiovisuais estão sendo explorados enquanto recurso didático-pedagógico, no ensino da Educação Física escolar. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, cujos resultados emergiram da revisão de literatura de produções científicas do período de 2014 a 2023. Foram selecionados nove artigos das bases de dados da SciELO, CAPES e Google Acadêmico. Constatou-se tanto o uso de audiovisuais existentes quanto o engajamento dos alunos na produção deles. Ambas formas contribuem para o ensino de temas transversais ou específicos da Educação Física. A produção de audiovisuais também foi identificada como instrumento de avaliação. O uso didático-pedagógico de audiovisuais auxilia no engajamento dos alunos nas aulas, na alfabetização midiática, bem como incentiva o protagonismo dos estudantes, despertando neles a criticidade e o trabalho coletivo. No entanto, para que isso ocorra, é necessária a mediação do professor, bem como o ensino da Educação Física deve ser acompanhado de uma abordagem pedagógica crítica, para que os alunos se tornem produtores de conhecimento e não apenas reprodutores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Derli Juliano Neuenfeldt, Universidade do Vale do Taquari - Univates

Doutorado em Ciências: Ambiente e Desenvolvimento pelo Centro Universitário Univates. É professor e coordenador do curso de Educação Física - licenciatura da Univates

Tiago Wagner, Universidade do Vale do Taquari - Univates

Licenciado em Educação Física. Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ensino da Universidade do Vale do Taquari – Univates, Bolsista PROSUC/CAPES. 

Rafael Kowalski da Cruz, Universidade do Vale do Taquari - Univates

Acadêmico do curso de Direito da Universidade do Vale do Taquari - Univates. Bolsista de Iniciação Científica.

Yasi Rieth Narciso, Universidade do Vale do Taquari - Univates

Acadêmica do curso de Educação Física da Universidade do Vale do Taquari - Univates. Bolsista de Iniciação Científica.

Referências

BOGDAN, Robert C.; BIKLEN, Sari Knopp. A investigação qualitativa em educação. Porto/Portugal: Porto Editora, 1994.

CARDOSO, Cristiane Alves; FERREIRA, Valdivina Alves; BARBOSA, Fabiana Carla Gomes. (Des)igualdade de acesso à educação em tempos de pandemia: uma análise do acesso às tecnologias e das alternativas de ensino remoto. Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal, v. 7, n. 3, p. 38-46, 2020. Disponível em: https://periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/929. Acesso em: 29 abr. 2024.

CARVALHO, Renata de Oliveira; LOPES, Andressa Ceni; QUADROS, Lediana Ribeiro de; PEREIRA, Lediana Nichele.; SOUSA-FILHO, Paulo Gomes. Alunos “em cena”: pesquisa pedagógica com mídias tecnológicas na Educação Física Escolar. Pensar a Prática, Goiânia, v. 22, 2019. DOI: 10.5216/rpp.v22.54081. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/54081. Acesso em: 1 maio 2024.

DA COSTA, Jonatas Maia; WIGGERS, Ingrid. Pedagogia crítico-emancipatória e educação física escolar: confluências à mídia-educação. Movimento, [S. l.], v. 22, n. 2, p. 625–634, 2016. DOI: 10.22456/1982-8918.55536. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/55536. Acesso em: 1 maio 2024.

DA COSTA, Jonatas Maia; WIGGERS, Ingrid Dittrich. Cinema e Educação Física: uma experiência no Ensino Médio. Cadernos de Formação do CBCE. v. 10, n. 2, p. 37-48, set., 2019.

DA COSTA, Jonatas Maia; WIGGERS Ingrid. Educação Física escolar e mídia educação: uma experiência pedagógica por meio da produção de vídeo. Revista Brasileira de Ciência e Movimento, v. 28, n. 4, p. 17-29, 2020. Disponível em: https://docs.bvsalud.org/biblioref/2021/10/1342021/educacao-fisica-escolar-e-midia_educacao_uma-experiencia-pedag_5YlQTtV.pdf. Acesso em: 01 maio 2024.

ENCARNAÇÃO, Rosiele Oliveira da; DEUS, Gabriela Brum de; COUTINHO, Renato Xavier. Educação física e cinema: conteúdos didáticos e discussões sociais a partir da experiência de leitura por andaimes. Cadernos de Pós-graduação, [S. l.], v. 20, n. 2, p. 76–89, 2021. DOI: 10.5585/cpg.v20n2.19771. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/cadernosdepos/article/view/19771. Acesso em: 29 abr. 2024.

FRIZZO, Giovani; CORREA DA SILVA, Patrícia. Avaliação na Educação Física Escolar: a produção audiovisual como ferramenta pedagógica para a aprendizagem. Educación Física y Ciencia, vol. 20, núm. 2, 2018 Universidad Nacional de La Plata, Argentina. Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=439956070002. DOI: https://doi.org/10.24215/23142561e047. Acesso em: 01 maio 2024.

GRAVES, M. F.; GRAVES, B. B. The scaffolded reading experience: a flexible framework for helping students get the most out of text. Reading, v.29, n. 1, p. 29-34, abril, 1995.

FU, Ho Shin; SILVA, Pedro Henrique Bezerra da; SILVA, Ana Paula da; SOUZA JUNIOR, Marcílio Barbosa Mendonça de; MELO, Marcelo Soares Tavares de. Filmes como estratégias para as aulas de Educação Física na Escola. Movimento, [S. l.], v. 28, p. e28028, 2022. DOI: 10.22456/1982-8918.117773. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/117773. Acesso em: 1 maio 2024.

GONZÁLEZ, Fernando Jaime; FENSTERSEIFER, Paulo Evaldo. Entre o “não mais” e o “ainda não”: pensando saídas do não-lugar da EF escolar I. Cadernos de formação RBCE, Campinas, v. 1, n. 1, p. 9-24, set. 2009.

JEFFREY, Debora Cristina; SIQUEIRA, Ivan Claudio Pereira. A Política Educacional: análise de orientações oficiais durante a pandemia de Covid-19. Revista Exitus, [S. l.], v. 12, n. 1, p.e022030, 2022. DOI: 10.24065/2237-9460.2022v12n1ID1862. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1862. Acesso em: 20 abr. 2024.

KUNZ, Elenor. Transformação Didático-Pedagógica do Esporte. 9 ed. Ijuí: Editora Unijuí, 2020.

LOPES, Marcos Antonio Campelo; FREIRE, Elisabete dos Santos. Mídia-educação e a educação física escolar: uma revisão narrativa crítica da perspectiva fantiniana. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, [S.l.], v. 9, n. 8, p. 2270–2280, 2023. DOI: 10.51891/rease.v9i8.11063. Disponível em: https://www.periodicorease.pro.br/rease/article/view/11063. Acesso em: 9 nov. 2023.

MORISSO, Maríndia Mattos; VARGAS, Tairone Girardon de; MALLMANN, Elena Maria. A integração das tecnologias educacionais nas aulas de educação física do ensino médio de uma escola pública: resultados de uma pesquisa-ação. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 15, n. 2, 2017. DOI: 10.22456/1679-1916.79265. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/79265. Acesso em: 1 maio 2024.

MOREIRA, Walter. Revisão de Literatura e Desenvolvimento Científico: conceitos e estratégias para confecção. Janus, Lorena, ano 1, nº 1, p. 20-30, 2004. Disponível em: http://unifatea.com.br/seer3/index.php/Janus/article/view/102. Acesso em: 21 mar. 2024.

NEUENFELDT, Adriano Edo; SCHUCK, Rogério José; MIORANDO, Tânia Micheline. Produção de vídeos como objetos digitais de ensino e de aprendizagem potencialmente significativos. Revista Dynamis. FURB, Blumenau, v. 26, n.1, p. 170-191, 2020. Disponível em: https://proxy.furb.br/ojs/index.php/dynamis/article/download/8410/4530/. Acesso: 29 abr. 2024.

NEUENFELDT, Derli Juliano; BAUMGARTEN, Macgregor; NEUENFELDT, Adriano Edo. Educação Física Escolar e Tecnologias Digitais: Experimentado essa relação. EaD em Foco, [S. l.], v. 14, n. 1, 2024. DOI: 10.18264/eadf.v14i1.2093. Disponível em: https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/2093. Acesso em: 29 abr. 2024.

NEUENFELDT, Adriano Edo; NEUENFELDT, Derli Juliano; SCHUCK, Rogério José; MIORANDO, Tânia Micheline. Algumas contribuições para a implementação de uma proposta sobre produção de vídeos como objetos digitais de ensino e de aprendizagem potencialmente significativos. In: NEUENFELDT, Derli Juliano (Org.). O lugar do corpo, da escola e da Educação Física em tempos digitais. Porto Alegre: Ideograf, 2023. p. 167-185.

PATRINHANI, Giseli Fregolente; AMÉRICO, Marcos. Mídia, cultura de paz e Educação Física escolar. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 15, n. 4, p. 1991–2005, 2020. DOI: 10.21723/riaee.v15i4.13581. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/13581. Acesso em: 1 maio 2024.

SANTAELLA, Lucia. Humanos Hiper-híbridos: linguagens e cultura na segunda era da internet. São Paulo: Paulus, 2021.

SIBILIA, Paula. Redes ou Paredes: a escola em tempos de dispersão. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012.

Downloads

Publicado

12-12-2024

Como Citar

NEUENFELDT, D. J.; WAGNER, T.; CRUZ, R. K. da; NARCISO, Y. R. Audiovisuais na Educação Física Escolar: possibilidades didático-pedagógicas. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 37, 2024. DOI: 10.22456/2595-4377.140845. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/140845. Acesso em: 23 abr. 2025.

Edição

Seção

Revisões de Literatura