Diretrizes para Autores
DIRETRIZES PARA AUTORES
A revista Cadernos do Aplicação conta com quatro seções: Temática Especial, Pesquisa em Educação Básica, Relatos de Experiência e Cadernos dos Alunos. Na seção Temática Especial, os trabalhos podem ser apresentados em forma de revisão de literatura, ensaios ou resultados de pesquisa. As outras seções estão abertas para quaisquer assuntos relacionados à pesquisa (resultados de pesquisas) e aos relatos de experiências em Educação Básica. A seção Cadernos dos Alunos recebe textos escritos por alunos da Educação Básica, como ensaios, reflexões e seus trabalhos de pesquisa em iniciação científica. Nessa seção serão escolhidos, pela comissão editorial, até quatro produções por número.
Os textos não deverão exceder 20 páginas, no caso dos artigos e dos ensaios, e 10 páginas, no caso de relatos de experiências. Todo material deve passar por prévia revisão textual e ser padronizado conforme as Normas da ABNT antes de ser apresentado à revista. Os trabalhos deverão ser submetidos de acordo com as descrições de cada seção da revista: Temática Especial, Pesquisa em Educação Básica, Relatos de Experiência e Cadernos dos Alunos.
O autor precisa atentar para as seguintes orientações: utilizar na formatação do arquivo folha tamanho A4, fonte Times New Roman (corpo 12), espaço entre linhas 1,5 e alinhamento justificado; margens 2,5 cm; recuos de um toque de tabulação (1,25 cm), no início do parágrafo, e de 2 toques de tabulação (2,50 cm) nas citações com mais de três linhas. O texto deve ser salvo em Documento do Word (.doc), Documento do OpenOffice (.odt) ou no Formato Rich Text (.rtf). Pede-se que o destaque da palavra com emprego não convencional seja feito com aspas simples. Deve-se empregar o itálico para termos estrangeiros, neologismos e títulos de livros e periódicos.
No alto da primeira página, centralizado, deve ser colocado o título do trabalho, grafado em negrito, corpo 14, com apenas a primeira letra em maiúscula. A três espaços simples abaixo do título, alinhada à direita, constará a informação “Autor 1” e, se necessário, logo abaixo, “Autor 2”. Esta etapa é fundamental para a garantia da avaliação cega pelos pares. Na versão final do texto, a palavra “Autor” será substituída pelo nome completo de cada autor. A três espaços simples da palavra “Autor”, constará o termo Resumo (em negrito), seguido de dois-pontos, que terá, ao seu lado, um texto digitado em parágrafo único, em Língua Portuguesa, em itálico, fonte tamanho 11, espaço simples, que não ultrapasse 10 linhas. Após, aparecerão 3 a 5 vocábulos, em itálico, fonte tamanho 11, espaço simples, separados entre si por ponto e vírgula e antecedidos pelo termo Palavras-chave (em negrito), seguido de dois-pontos. Após deverá constar versão do Resumo e das Palavras-chave em Língua Inglesa ou em Língua Espanhola, obedecendo à mesma formatação. O corpo do trabalho inicia a 3 espaços simples das Palavras-chave em língua estrangeira, em forma sequencial, sem espaços ociosos, com espaço de 1,5 entre as linhas. Se o trabalho possuir subdivisão interna, os títulos de cada parte serão grafados na mesma fonte e corpo do texto, destacados em negrito e posicionados à margem esquerda.
CITAÇÕES
Citações diretas com até 3 linhas devem ser marcadas com aspas duplas e inseridas no corpo do texto. Precisarão conter o sobrenome do autor, o ano da obra e as páginas, apresentados de acordo com os casos exemplificados abaixo.
a) Ideias do autor mencionadas ao longo do texto:
Ex.: Como diz Foucault (2002, p. 112), “etcetcetcetcetc”.
b) Referência após citação:
Ex.: “etcetcetcetcetc” (FOUCAULT, 2002, p. 112)
c) Caso de paráfrase:
Ex.: etcetcetcetcetc ( FOUCAULT, 2002).
Citações destacadas: As citações com mais de 3 linhas serão apresentadas em margem própria, com recuo de 4 cm, espaço simples, corpo 11, seguidas da referência bibliográfica entre parênteses, conforme exemplo: (FOUCAULT, 2002, p. 105-106).
FIGURAS E TABELAS
Ilustrações/Quadros:
Devem ficar próximos ao texto em que são mencionados e numerados consecutivamente. Os títulos devem constar na parte superior das ilustrações e quadros, usando fonte tamanho 12 e alinhamento centralizado. A Fonte (e a legenda, se houver) deve constar na parte inferior (obrigatório citar a fonte mesmo que seja do autor), com fonte tamanho 10.
As imagens devem ser enviadas em arquivos separados, em formato TIFF ou JPEG.
Quando a fonte for do autor, fazer a referência do seguinte modo: “Elaborado pelo autor”.
Tabelas:
Trazem dados estatísticos numéricos: os lados esquerdo e direito são abertos, as partes superior e inferior são fechadas e não se colocam traços horizontais e verticais para separar os números. São diferentes dos quadros, que possuem os quatro lados fechados com traços horizontais e verticais para separar as informações (99% das universidades consideram os quadros como tabelas).
A tabela deve ficar próxima ao texto em que é mencionada, o título deve vir acima da tabela e ser numerado consecutivamente, usar fonte tamanho 12 e alinhamento centralizado. Indicar a Fonte abaixo da tabela usando fonte tamanho 10. Se houver legenda, segue essa mesma formatação.
Quando a fonte for do autor, fazer a referência do seguinte modo: “Elaborado pelo autor”.
Utilizar as normas de apresentação tabular do IBGE: http://biblioteca.ibge.gov.br
REFERÊNCIAS
Ao final do texto, deverão estar as Referências (palavra grafada em negrito), em ordem alfabética. As Referências obedecerão às normas relacionadas a seguir:
a) Livro:
SOBRENOME DO AUTOR, Prenome sem abreviatura. Título do livro (em itálico): (subtítulo, se houver, em fonte normal, sem negrito). Edição. Local de publicação: Editora, Data.
FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. 17. ed. Rio de Janeiro: Graal, 2002.
b) Capítulo de livro:
SOBRENOME DO AUTOR DO CAPÍTULO, Prenome sem abreviatura. Título do capítulo: (subtítulo, se houver). In: SOBRENOME DO AUTOR DO LIVRO, Prenome sem abreviatura. Título do livro (em itálico): (subtítulo, se houver). Edição. Local de publicação: Editora, Data. páginas inicial e final do capítulo.
ASSUMPÇÃO, Simone. Poesia folclórica. In: SARAIVA, Juracy Assman (org.). Literatura e alfabetização: do plano do choro ao plano da ação. Porto Alegre: Artmed Editora, 2001. p. 63-68.
c) Livro completo ou Capítulo de livro em meio eletrônico ou site da internet:
Para os livros e capítulos de livros, as referências devem obedecer aos padrões indicados no item anterior, acrescidas das informações relativas à descrição física do meio eletrônico. Para os sites da internet, indicar o nome do autor ou a entidade, o título do texto e as informações do meio eletrônico, local e ano de publicação (quando disponível).
SOBRENOME DO AUTOR, Prenome sem abreviatura ou ENTIDADE. Título (em itálico). Disponível em: endereço eletrônico. Acesso em: dia, mês, ano.
DUARTE, Juliana. Um incentivo à arte. Disponível em: http://www.funap.sp.gov.br/arquivos/canto%20da%20liberdade_04_em_baixa.pdf Acesso em: 11 nov. 2006.
c) Artigo:
SOBRENOME DO AUTOR, Prenome sem abreviatura. Título do artigo: (subtítulo, se houver). Título do periódico (em itálico), Local de publicação, número do volume, número do fascículo, páginas inicial e final do artigo, data ou período da publicação.
BRAGA, Guilherme da Silva. A tradição pornográfica e Bocage. Cadernos do IL, Porto Alegre, n. 31, p. 187-224, out. 2006.
Para artigos disponíveis em meio eletrônico, acrescentar as informações: Disponível em: endereço eletrônico. Acesso em: dia, mês, ano.
d) Trabalhos Acadêmicos:
SOBRENOME DO AUTOR, Prenome sem abreviatura. Título (em itálico): (subtítulo, se houver). Ano de publicação. Tipo de documento (Tese, Dissertação ou Monografia) (Grau Acadêmico, entre parênteses) – Vínculo Acadêmico/Instituição de Ensino, Local da Instituição, Ano da defesa ou da apresentação.
GRIGOLETTO, Cassiana. Os “vícios e virtudes” da identidade portuguesa. 2005. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2005.
No corpo do texto, caso o autor deseje abreviar o título de um livro, de um conto etc., deve escrevê-lo por extenso na sua primeira menção e, nas demais, denominá-lo pelo primeiro termo. Por exemplo: o livro História do Cerco de Lisboa (HCL), de José Saramago, poderá ser referido como História ou pela sigla HCL. Para destacar o título de poemas, contos e canções, solicita-se o uso de aspas duplas, por exemplo: “Maldição”, de Olavo Bilac.
Segue abaixo o link de acesso para o Template de artigos.
Template