Avaliações

Processo de Avaliação pelos Pares

Os avaliadores da Revista Cadernos do Aplicação são professores e pesquisadores de relevante produção acadêmica relacionada à Educação Básica, preferencialmente com o título de Doutor. Os textos são avaliados em processo de duplo-cego por, no mínimo, dois avaliadores escolhidos por especialidade e/ou afinidade em relação ao tema ou ao campo de estudos. Para serem aceitos para publicação, os trabalhos deverão obter dois pareceres favoráveis. Caso ambos rejeitem, o texto será arquivado. Caso um parecerista indique a publicação e outro não, um terceiro avaliador será consultado. 

Caso haja solicitação de correções por ao menos um avaliador, o texto é devolvido à autoria para ajustes e será submetido à nova avaliação. A decisão final de publicação ou arquivamento é da Comissão Editorial.

Caso se cadastre como avaliador, solicitamos que atualize seu perfil com as áreas de interesse para avaliação e sua titulação. 

 

Avaliação Artigos 2025

FORMULÁRIO DE AVALIAÇÃO - SEÇÃO ARTIGOS

Seguindo os princípios científicos e acadêmicos, os artigos devem relatar e/ou sintetizar pesquisas desenvolvidas na área da Educação Básica. Você poderá submeter artigos que se alinham à temática especial ou a outros temas pertinentes à educação básica. 

Os textos devem ter entre 10 e 20 páginas, apresentar conteúdo inédito e autoral (pedimos especial atenção às referências) e seguir as normas de formatação apresentadas pela revista, bem como apresentar título, resumo e palavras-chave em português, inglês e espanhol.

Todo material deve passar por prévia revisão textual e ser padronizado conforme as Normas para Submissão antes de ser apresentado à revista.

 
Instruções aos avaliadores

Acesse o sistema da Revista Cadernos do Aplicação <https://seer.ufrgs.br/CadernosdoAplicacao>

 Na “Página do usuário”, abaixo do título da Revista Cadernos do Aplicação, aparecerá sua função, clique sobre a função “Avaliador”, aparecerão todos os trabalhos enviados para sua avaliação.

Clique sobre o título que deseja avaliar, abrirá outra janela:

- Submissão Aguardando Avaliação
- Agenda da avaliação
- Diretrizes de avaliação

Em diretrizes de avaliação, proceda da seguinte forma:

No passo 1, clique no ícone de e-mail para avisar o editor sobre sua disponibilidade para avaliar o artigo. Caso esteja disponível, prossiga.

No passo 2, ao lado de “manuscrito da submissão”, aparece um número e algumas letras separadas por pontos e traço. Clique sobre este link e aparecerá a possibilidade de abrir, salvar ou cancelar, (escolha salvar para copiar o artigo para seu computador para fazer a avaliação do mesmo). SOLICITAMOS QUE O AVALIADOR VERIFIQUE SE O ARTIGO É ORIGINAL E NÃO FOI PUBLICADO, NO TODO OU EM PARTE, EM OUTRO LOCAL DISPONÍVEL NA INTERNET.  

Feita a avaliação, retorne ao sistema e continue o procedimento. 

No passo 3, clique no ícone “comentário” ao lado da palavra avaliação, abrirá uma caixa onde será possível fazer seus comentários aos autores e ao editor, se assim o desejar. Feito isso, salve e feche.

No passo 4, se você fez modificações diretas no texto que baixou para seu computador (sugerimos grifá-las com outra cor), é possível enviá-lo aos autores da seguinte maneira: em documentos enviados, clique em procurar, selecione o arquivo e transfira.

No passo 5, "Recomendação", escolha a que melhor contempla seu parecer, selecione e clique em enviar avaliação para o Editor.

Automaticamente o sistema nos informará que você concluiu a avaliação.

IMPORTANTE!

Antes de sair do sistema conclua o passo 5: recomendação. Sempre que concluir suas atividades no Sistema Eletrônico da Revista Cadernos do Aplicação, busque na margem direita, USUÁRIO e clique em sair do sistema.

 

 AVALIAÇÃO DA FORMATAÇÃO GERAL.  O trabalho segue as diretrizes para autores, apresentadas na página da revista? Em especial, respeita o número de páginas exigido para a seção e apresenta título, resumo e palavras-chave em português, inglês e espanhol? Em caso de discrepância, anote na caixa abaixo as revisões necessárias.*

 

AVALIAÇÃO DO RESUMO. O resumo é adequado, contextualiza o tema, descreve o objetivo, indica o referencial teórico e método utilizados, os principais resultados e conclusões, com as subsequentes palavras-chave?*

 

O texto apresenta contribuição científica (teórica e/ou prática) para a Educação Básica?*

A estrutura do texto é adequada a um trabalho científico?*

O texto apresenta linguagem compreensível e qualidade ortográfica e gramatical?*

O tema é atual e relevante para a área de conhecimento?*

Os objetivos estão claros e bem definidos?*

Os procedimentos metodológicos estão compreensíveis, consistentes e adequados aos objetivos do trabalho?*

A análise e interpretação dos resultados estão compreensíveis e consistentes com o desenvolvimento teórico e metodológico do trabalho?*

As considerações finais/conclusões são coerentes com os resultados e objetivos estabelecidos?*

O autor utiliza citações de outros artigos da revista Cadernos do Aplicação?*

As referências utilizadas refletem o estado da arte do conhecimento na área?*

O texto apresenta referências atualizadas acerca da temática explorada?*

COMENTÁRIOS AO AUTOR E AO EDITOR. Utilize o espaço que achar necessário. Para emitir o seu parecer, a partir dos critérios apresentados nos itens anteriores.*