Interação virtual e docência na Matemática
um relato de experiência à luz do trabalho do professor Marcus Basso
DOI:
https://doi.org/10.22456/2595-4377.138883Palavras-chave:
Educação Matemática, Formação inicial de professores de Matemática, Interação Virtual, Tecnologias DigitaisResumo
O presente texto, construído no formato de relato de experiência, objetiva apresentar um processo formativo no campo da docência na Matemática. Para tal, há uma retomada das ideias e formas de trabalho desenvolvidas no âmbito das assessorias de Interação Virtual desenvolvidas no Colégio de Aplicação nos anos de 2005 e 2006, seguido de uma narrativa autorreflexiva. O relato sustenta-se teoricamente com autores e ideias que envolvem o uso das tecnologias digitais no ensino e aprendizagem, em especial ao estudo da tese de doutorado do professor Marcus Vinicius de Azevedo Basso. A perspectiva metodológica para o conjunto das ações relatadas é a pesquisa-ação, visto que o sujeito em formação na época, autor do presente ensaio, esteve imerso e integrado de forma completa durante o processo. Enquanto contribuição para o presente texto constata-se um pioneirismo na arquitetura pedagógica do trabalho desenvolvido no campo de formação de professores junto ao Colégio de Aplicação desde o começo dos anos 2000, o qual reverbera e influencia até os dias de hoje na trajetória da formação inicial de novos professores de Matemática.
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