Interação virtual e docência na Matemática

um relato de experiência à luz do trabalho do professor Marcus Basso

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2595-4377.138883

Palavras-chave:

Educação Matemática, Formação inicial de professores de Matemática, Interação Virtual, Tecnologias Digitais

Resumo

O presente texto, construído no formato de relato de experiência, objetiva apresentar um processo formativo no campo da docência na Matemática. Para tal, há uma retomada das ideias e formas de trabalho desenvolvidas no âmbito das assessorias de Interação Virtual desenvolvidas no Colégio de Aplicação nos anos de 2005 e 2006, seguido de uma narrativa autorreflexiva. O relato sustenta-se teoricamente com autores e ideias que envolvem o uso das tecnologias digitais no ensino e aprendizagem, em especial ao estudo da tese de doutorado do professor Marcus Vinicius de Azevedo Basso. A perspectiva metodológica para o conjunto das ações relatadas é a pesquisa-ação, visto que o sujeito em formação na época, autor do presente ensaio, esteve imerso e integrado de forma completa durante o processo. Enquanto contribuição para o presente texto constata-se um pioneirismo na arquitetura pedagógica do trabalho desenvolvido no campo de formação de professores junto ao Colégio de Aplicação desde o começo dos anos 2000, o qual reverbera e influencia até os dias de hoje na trajetória da formação inicial de novos professores de Matemática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Sychocki da Silva, UFRGS

Licenciado em Matemática (2007), mestre em Ensino de Matemática (2012) e doutor em Informática na Educação (2015) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atualmente é professor (Magistério Superior (MS)) com Dedicação Exclusiva (DE) no DMPA (Departamento de Matemática Pura e Aplicada) do Instituto de Matemática e Estatística (IME) da UFRGS. É professor/orientador (permanente) credenciado ao Pós-Graduação em Ensino de Matemática (PPGEMAT - UFRGS). Membro da diretoria da SBEM (Sociedade Brasileira de Educação Matemática) regional Rio Grande do Sul na gestão 2018 - 2021 (conselheiro editorial da Revista Educação Matemática em Revista - RS) e segundo secretário na gestão 2021 - 2024. 

Referências

BASSO, Marcus Vinicius de Azevedo. Espaços de aprendizagem em rede: novas orientações na formação de professores de matemática. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2003.

BORBA, Marcelo de Carvalho; PENTEADO, Miriam Godoy. Informática e Educação Matemática. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.

BORBA, Marcelo Carvalho; SCUCUGLIA, Ricardo; GADANIDIS, George. Fases das tecnologias digitais em Educação Matemática. 1ª edição. Belo Horizonte: Autêntica. 2014.

FIORENTINI, Dario; LORENZATO, Sergio. Investigação em Educação Matemática: percursos teóricos e metodológicos. Campinas: Autores Associados, 2006.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

LORENZATO, Sergio. Para aprender Matemática. 3ª Edição. Campinas: Autores Associados, 2010.

MARQUES, Tania. Professor ou pesquisador? In: BECKER, Fernando; MARQUES, Tania. (Org.). Ser Professor é ser Pesquisador. Porto Alegre: Mediação, 2007. p.55-62.

MORAN, José. Metodologias ativas para uma aprendizagem mais profunda. In: BACICH, Lilian; MORAN, José (org). Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018. 238p.

NOTARE, Márcia Rodrigues; BASSO, Marcus Vinicius de Azevedo. Tecnologia na Educação Matemática: Trilhando o Caminho do Fazer ao Compreender. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 10, n. 3, 2012. DOI: 10.22456/1679-1916.36459. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/36459. Acesso em: 27 fev. 2024.

SYCHOCKI DA SILVA, Rodrigo. Projeto Amora: a possibilidade de aprender matemática utilizando redes sociais apoiados nas teorias de Raymond Duval e Vygotsky. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 24, n. 2, 2011. DOI: 10.22456/2595-4377.23897. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/23897. Acesso em: 1 mar. 2024.

Downloads

Publicado

07-06-2024

Como Citar

SILVA, R. S. da. Interação virtual e docência na Matemática: um relato de experiência à luz do trabalho do professor Marcus Basso. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 37, 2024. DOI: 10.22456/2595-4377.138883. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/138883. Acesso em: 23 abr. 2025.

Edição

Seção

Temática Especial 1