Tecnologia na Educação Matemática: Trilhando o Caminho do Fazer ao Compreender
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.36459Palavras-chave:
educação matemática e tecnologia, construção do conhecimento, modelagem geométrica, fazer e compreender.Resumo
Este artigo discute o potencial do software GeoGebra no processo de construção de conceitos matemáticos, à luz da teoria do desenvolvimento cognitivo de Piaget. Para isso, o artigo traz a análise de um projeto de modelagem geométrica, da trajetória de uma bola de basquete, desenvolvido por um aluno do mestrado em Ensino de Matemática, na qual é possível evidenciar um caminho trilhado do fazer ao compreender, na medida em que o trabalho vai sendo desenvolvido. Conceitos matemáticos como função quadrática, função afim, função seno, função valor absoluto, movimentos de gráficos e continuidade de funções foram definitivos na construção do modelo assim como conceitos geométricos como retas paralelas e perpendiculares, ponto médio, mediatriz e reflexão em torno de uma reta, que foram utilizados na construção da cesta. Dessa forma, a atividade proposta com o uso do GeoGebra permitiu a compreensão de uma série de conceitos a partir da ação do sujeito e da conceituação, trilhando um caminho do fazer ao compreender.Downloads
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Publicado
2012-12-30
Como Citar
NOTARE, M. R.; BASSO, M. V. de A. Tecnologia na Educação Matemática: Trilhando o Caminho do Fazer ao Compreender. RENOTE, Porto Alegre, v. 10, n. 3, 2012. DOI: 10.22456/1679-1916.36459. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/36459. Acesso em: 23 abr. 2025.
Edição
Seção
Artigos
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