Projeto Amora: a possibilidade de aprender matemática utilizando redes sociais apoiados nas teorias de Raymond Duval e Vygotsky.

Autores

  • Rodrigo Sychocki da Silva IFRS (docente) UFRGS (mestrando)

DOI:

https://doi.org/10.22456/2595-4377.23897

Palavras-chave:

Aprendizagem, representação semiótica, redes virtuais, tecnologia.

Resumo

Neste artigo relatamos a experiência de trabalho feita com um grupo de alunos do colégio de Aplicação da UFRGS ocorrido no segundo semestre de 2006. As atividades foram ministradas na oficina de Interação Virtual e a presença das redes sociais naquela época foram determinantes para a ocorrência das atividades. O uso da internet como ferramenta de busca foi importante ao propor a sequência de atividades, pois possibilitou que os alunos desenvolvessem autonomia pela sua aprendizagem. A fundamentação teórica é feita com base nos estudos de Raymond Duval que considera a questão dos registros de representação semiótica, como hipótese para investigar os processos de aprendizagem. Ele apresenta a especificidade da aprendizagem e do ensino da matemática ligadas aos aspectos semióticos das representações matemáticas. Através dos estudos de Duval apresenta-se a possibilidade de inserir redes virtuais no ensino de alguns conteúdos de matemática propostos no currículo. A teoria da zona do desenvolvimento proximal de Vygotsky foi usada para reconhecer a importância da função do colega de aula durante o decorrer das atividades em aula, proporcionando uma aprendizagem mútua dos alunos.

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Publicado

10-11-2011

Como Citar

SYCHOCKI DA SILVA, R. Projeto Amora: a possibilidade de aprender matemática utilizando redes sociais apoiados nas teorias de Raymond Duval e Vygotsky. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 24, n. 2, 2011. DOI: 10.22456/2595-4377.23897. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/23897. Acesso em: 23 abr. 2025.

Edição

Seção

Temática especial