Nefropatia Induzida por Contraste: Medidas de Prevenção
Palavras-chave:
Insuficiência renal aguda, nefropatia do contraste, uso de contraste, prevençãoResumo
A nefropatia do contraste é definida como piora na função renal que se segue à administração de contraste intravenoso, tendo sido excluídas outras causas. A nefropatia do contraste manifesta-se, usualmente, como uma insuficiência renal aguda não oligúrica. Por definição, deve haver um aumento na creatinina basal de 25-50% ou um aumento superior a 0,5 mg/dl em 24-48 horas após o uso intravenoso de contraste, na ausência de outras causas de piora da função renal. As medidas de prevenção são baseadas na correção dos fatores que levam ao desenvolvimento da nefropatia do contraste e dividem-se em: escolha de agentes de contraste menos nefrotóxicos (não-iônicos) e utilização de doses menores; melhora no estado clínico do paciente com hidrata-ção; uso de drogas que reduzam vasoconstrição renal e estresse oxidativo; e suspensão temporária de drogas com potencial nefro-tóxico ou prejudiciais no caso de diminuição da filtração glomerular. A instituição de um protocolo com medidas preventivas em pacientes em risco e, especialmente, em diabéticos submetidos a contraste potencialmente nefrotóxico poderá reduzir a morbidade e custos associados ao seu desenvolvimento. A presente revisão tem o objetivo de descrever a definição e patogênese de nefropa-tia do contraste, enfatizando as principais recomendações de manejo para prevenir sua ocorrência.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
12-05-2008
Como Citar
1.
Kramer CK, Leitão CB, Canani LH, Gross JL, Silveiro SP. Nefropatia Induzida por Contraste: Medidas de Prevenção. Clin Biomed Res [Internet]. 12º de maio de 2008 [citado 13º de abril de 2025];28(1). Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/hcpa/article/view/3177
Edição
Seção
Artigos de Revisão
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).