Abordagem Triangular em Diálogo com o Tempo: pegadas no passado, passos para o futuro

Autores

  • Fernanda Pereira da Cunha Universidade Federal de Goiás – UFG, Goiânia/GO

DOI:

https://doi.org/10.22456/2357-9854.75190

Palavras-chave:

e-Arte/Educação. Mente digital crítica. Metalinguagem. Ciberespaço.

Resumo

Este texto busca refletir sobre aspectos da tecnocultura que balizam na contemporaneidade a necessidade da promoção do desenvolvimento da consciência crítica de um novo estado da mente humana: a mente digital. Com o advento das tecnologias digitais, estabeleceram-se,outras formas de interações comunicacionais ascendendo à cultura digital, com práticas e costumes peculiares da cibercultura no cotidiano das pessoas que integram os diferentes discursos bem como a interconexão entre som, imagem e texto, ou seja, o advento da metalinguagem. Coloca-se, neste âmbito da tecnologia conceitual, que estabelece um novo estado da mente humana, a necessidade de ações e-arte/educativas em prol do desenvolvimento da mente digital autogovernativa através da artecibercultural e seu ensino. Esta perspectiva se ancora numa abordagem arte/educativa digital intitulada Sistema Triangular Digital, cujo sistema advém da derivação da Abordagem Triangular concebida e sistematizada por Ana Mae Barbosa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Pereira da Cunha, Universidade Federal de Goiás – UFG, Goiânia/GO

Mestrado e Doutorado em Artes pela ECA/USP. Professora adjunta IV da EMAC/UFG. Coordena o curso de especialização Arte/educação Intermidiática Digital (Educação a Distância) – EMAC/UFG. É Coordenadora em exercício do mestrado e doutorado Interdisciplinar em Performances Culturais. Líder do grupo de pesquisa e-Arte/Educação Crítica - EMAC/UFG.

Referências

BARBOSA, Ana Mae. Tópicos e utópicos. Belo Horizonte: C/Arte, 1998.

BAUMAN, Zygmunt. Modernidade líquida. Rio de Janeiro: Zahar, 2000.

CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. A era da informação: economia, sociedade e cultura. 2. ed. v. 1. São Paulo: Paz e Terra, 1999.

CUNHA, Fernanda Pereira da. E-arte/educação: educação digital crítica. São Paulo: Annablume, 2012.

CUNHA, Fernanda Pereira da. Técnica e tecnologia: a indústria ideológica massiva. São Paulo: Editora Annablume, 2012.

FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 28. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.

ORTEGA Y GASSET, José. Meditação da técnica. Tradução e Prólogo de Luís Wahington Vita. Rio de Janeiro: Livro Ibero-Americano Limitada, 1963.

URRY, John. The complexity turn. Theory, Culture & Society. SAGE, London, Thousand Oaks and New Delhi, v. 22, n. 5, p. 1-14, 2005.

Downloads

Publicado

2017-08-31

Como Citar

CUNHA, F. P. da. Abordagem Triangular em Diálogo com o Tempo: pegadas no passado, passos para o futuro. Revista GEARTE, [S. l.], v. 4, n. 2, 2017. DOI: 10.22456/2357-9854.75190. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/gearte/article/view/75190. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Abordagem Triangular: territórios e perspectivas Arte/Educativas