Análise cientométrica: produção científica e redes colaborativas a partir das publicações dos docentes dos programas de pós-graduação em Fonoaudiologia no Brasil
Palavras-chave:
Fonoaudiologia. Produção científica. Estudos bibliométricos. Redes de coautoria. Cientometria.Resumo
Esta pesquisa tem como objetivos identificar os programas de pós-graduação em Fonoaudiologia no Brasil, apresentar a produção dos docentes em relação às tipologias documentais, mostrar a evolução da produção até o ano 2011, traçar as redes de colaboração entre os docentes e entre as instituições, bem como apresentar os indicadores das redes. Por meio do Portal da Capes foram identificados oito programas de pós-graduação, obtendo-se uma lista com um total de 118 docentes. Os dados foram extraídos e compilados da Plataforma Lattes, utilizando o software ScriptLattes. Os gráficos foram gerados em planilhas Excel e, para traçar as redes, foi utilizado o software Ucinet e calculados os indicadores de densidade e centralidade. Verificou-se que a maioria dos cursos se localiza nas regiões sul e sudeste do país e que, apesar de recente, é uma área que já apresenta uma rede colaborativa significativa.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2013 Jane Coelho Danuello, Ely Francina Tannuri de Oliveira

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, como publicar em repositório institucional, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os artigos são de acesso aberto e uso gratuito. De acordo com a licença, deve-se dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Não é permitido aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.