Os Campos Político e Acadêmico e o Discurso Sobre Educação Especial

Autores

Palavras-chave:

Educação Especial, Política Educacional, Necessidades Educacionais Especiais, Público-Alvo da Educação Especial, Produção de Conhecimento

Resumo

Objetivou-se analisar e discutir permanências e rupturas na identidade da educação especial e a estreita relação entre o campo acadêmico e as políticas educacionais. Recorreu-se às contribuições de Pierre Bourdieu, especificamente os conceitos de linguagem e campo e como metodologia à análise das narrativas produzidas em publicações da Revista Brasileira de Educação Especial. Concluiu-se que a relação entre esses campos reflete a busca incessante de um conjunto de pesquisadores para precisar com maior cuidado o campo da educação especial e a coexistência temporal de perspectivas afins, distintas e antagônicas, configurando ao campo uma identidade multifacetada, refletindo o movimento contraditório da sociedade e das políticas sociais.

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Biografia do Autor

Sirleine Brandão de Souza, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte/MG

Sirleine Brandão de Souza possui Graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário São Camilo, Mestrado e Doutorado em Educação pelo PEPG em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Estágio Intercalar de Doutoramento na Universidade de Lisboa. É Professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. 

Publicado

2020-07-02

Como Citar

Souza, S. B. de. (2020). Os Campos Político e Acadêmico e o Discurso Sobre Educação Especial. Educação & Realidade, 45(2). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/97373

Edição

Seção

Artigos