Razão Cartesiana, Matemática e Sujeito – olhares foucaultianos

Autores

  • Maria Celeste Reis Fernandes Souza UNIVALE
  • Maria da Conceição Ferreira Reis Fonseca UFMG

Palavras-chave:

Razão Cartesiana. Ensino de Matemática. Sujeito. Discurso.

Resumo

O objetivo deste artigo é problematizar o que denominamos na contemporaneidade Razão
Cartesiana, matemática e sujeito. Para tanto, inspiradas na trajetória teórica de Michel
Foucault, lançamos olhares sobre essa produção discursiva, interpelando os efeitos
produtivos dos modos de pensar razão, matemática e sujeito, tomados como verdadeiros
nos espaços sociais, e, de modo especial, no ensino de matemática na escola.
Analisamos, assim, como tal produção discursiva se propõe a, em meio a distinções,
marcações de faltas, hierarquizações e normalizações, capturar vidas que, entretanto,
sempre escapam. 

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Biografia do Autor

Maria Celeste Reis Fernandes Souza, UNIVALE

Maria Celeste Reis Fernandes Souza é doutora em Educação pela UFMG, Belo
Horizonte, MG, Brasil, pedagoga, professora da Universidade Vale do Rio Doce
(UNIVALE), desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão na área da EJA.
E-mail: celeste.br@gmail.com

Maria da Conceição Ferreira Reis Fonseca, UFMG

Maria da Conceição Ferreira Reis Fonseca é doutora em Educação pela
UNICAMP, licenciada em Matemática, professora da Faculdade de Educação-
UFMG, onde também compõe a coordenação do Núcleo de EJA e projetos de
pesquisa, ensino e extensão.
E-mail: mcfrfon@gmail.com

Arquivos adicionais

Publicado

2010-09-24

Como Citar

Souza, M. C. R. F., & Fonseca, M. da C. F. R. (2010). Razão Cartesiana, Matemática e Sujeito – olhares foucaultianos. Educação & Realidade, 35(3). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/9437

Edição

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