Ambientes Esculpidos em Narrativas de Infância

Autores

  • Leandro Belinaso Guimarães Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis/SC http://orcid.org/0000-0003-3275-7238
  • Heloísa Karam Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis/SC

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Estudos Culturais, Narrativa, Memória

Resumo

O presente artigo deriva-se de uma dissertação de mestrado em Educação, inspirada nos Estudos Culturais em seu encontro com a Educação Ambiental, voltada a pensar sobre como narrativas de infância nos ensinam modos de viver e se relacionar com os ambientes que nos enredam. No artigo discutimos como objetos afetivos da infância disparam histórias. A pesquisa foi realizada através de entrevistas com sujeitos que, quando crianças, habitaram uma cidade litorânea de Santa Catarina. Suas falas foram gravadas e transformadas em narrativas, que esculpem ambientes no próprio momento de sua invenção. Narrativas grafadas em palavras escritas e em imagens, que tornam vivos os objetos afetivos da infância, contando um pouco sobre um tempo, um lugar.

 

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Biografia do Autor

Leandro Belinaso Guimarães, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis/SC

Leandro Belinaso Guimarães é professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Heloísa Karam, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis/SC

Heloísa da Silva Karam é bióloga e mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Publicado

2019-12-12

Como Citar

Guimarães, L. B., & Karam, H. (2019). Ambientes Esculpidos em Narrativas de Infância. Educação & Realidade, 44(4). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/89218

Edição

Seção

Estudos Culturais