O Trabalho do Professor em Propostas do PNLD de Ensino de Língua Portuguesa

Ana Lúcia Horta Nogueira, Maísa Alves Silva, Silmara Regina Colombo

Resumo


O artigo problematiza como algumas propostas do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) podem constituir e impactar o trabalho do professor. A partir de breve retomada histórica dos programas PNLD e PNLD - Dicionários e da análise do contexto de produção dos livros didáticos, discute-se como tais propostas foram concretizadas e são atualmente apresentadas. A análise de atividades dos livros didáticos do 1º ano do ensino fundamental e do PNLD - Dicionários para o 5º ano e de orientações ao professor indicam o distanciamento com relação ao trabalho docente e sugerem a necessidade de repensar as propostas, a fim de que possam contribuir para o processo de elaboração de conhecimento pelo aluno, bem como para a organização do trabalho docente.


Palavras-chave


Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). PNLD Dicionários. Contexto de produção. Trabalho do Professor.



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