Fragmentos sobre a Rotinização da Infância

Autores

  • Maria Carmen Silveira Barbosa

Palavras-chave:

Infância. Educação Infantil. Rotina.

Resumo

Este artigo apresenta alguns
fragmentos que apontam para a importância da rotina como uma categoria central da
Educação Infantil. Procuro inicialmente marcar a diferença entre as rotinas e o cotidiano,
onde cotidiano é demarcado como um conceito de vida diária, e a rotina como artefato
que organiza um estilo de vida. Demonstro como ao longo da modernidade foram sendo
criadas concepções sobre a infância e, conseqüentemente, engendrados planos sobre a
educação das crianças. Aponto a criação de instituições de Educação Infantil, e as
práticas educativas realizadas no interior destas, como as responsáveis pela "rotinização"
da Educação Infantil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Arquivos adicionais

Publicado

2014-09-24

Como Citar

Barbosa, M. C. S. (2014). Fragmentos sobre a Rotinização da Infância. Educação & Realidade, 25(1). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/48685

Edição

Seção

Os Nomes da Infância