Revisitando os Fundamentos da Educação para a Libertação: o legado de Paulo Freire

Autores

  • Ronald David Glass University of California - Santa Cruz, Santa Cruz, California, Estados Unidos

Palavras-chave:

Freire. Educação Libertadora. Ética. Ontologia. Epistemologia. Filosofia da Educação

Resumo

Este artigo examina, critica e amplia os fundamentos ontológicos, epistemológicos, éticos e políticos da teoria da educação libertadora de Paulo Freire; também situa o legado de Freire dentro da aplicação global de suas ideias em um amplo espectro de contextos educacionais.O texto defende historicidade e práxis como características essenciais da natureza humana, expõe os problemas das noções de identidades autênticas e constrói um entendimento historicizado da produção de conhecimento.O artigo defende que a educação libertadora deve estar baseada em uma ética sem presunção acoplada a uma política de não-violência militante.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ronald David Glass, University of California - Santa Cruz, Santa Cruz, California, Estados Unidos

É professor de Filosofia da Educação do Departamento de Educação da Divisão de Ciências Sociais da Universidade da Califórnia, Santa Cruz. É também diretor do University of California Center for Collaborative Research for an Equitable California (www.ccrec.ucsc.edu). Seu trabalho foca-se na educação como formação de sociedades igualitárias, pluralistas e democráticas.

Publicado

2013-09-06

Como Citar

Glass, R. D. (2013). Revisitando os Fundamentos da Educação para a Libertação: o legado de Paulo Freire. Educação & Realidade, 38(3). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/41834

Edição

Seção

Filosofar a Educação