Abordagens Históricas Sobre a História Escolar

Autores

  • Circe Maria Fernandes Bittencourt USP

Palavras-chave:

História Escolar. Currículo. Conhecimento Escolar. História da Disciplina. Forma Escolar.

Resumo

O artigo aborda as pesquisas sobre a história do ensino de História desenvolvidas nos últimos anos sob diversas perspectivas e problemáticas. O objetivo é apresentar, a partir dos problemas colocados pelos pesquisadores, as pesquisas sobre a história da disciplina em seu percurso de escolarização. Situa a constituição da história do ensino no âmbito das pesquisas sobre o ensino de História, identificando as características dessa linha de investigação e os momentos em que se privilegiam estudos sobre a disciplina em perspectiva histórica. Apresenta dois momentos das pesquisas iniciadas a partir da década de 1980, destacando os fundamentos teóricos e metodológicos, situando-os nas fronteiras entre as pesquisas historiográficas e as educacionais.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Circe Maria Fernandes Bittencourt, USP

Circe Fernandes Bittencourt é professora doutora em História Social pela FFLCH/
USP, é atualmente professora do Programa de Pós-Graduação em Educação:
História, Política, Sociedade PUC/SP e professora aposentada da Faculdade de
Educação/USP, São Paulo, Brasil. Desenvolve pesquisas sobre história do livro
e das disciplinas escolares (Projeto LIVRES) e coordena o projeto CAPES
Observatório da Educação Indígena.
E-mail: cbittencourt@pucsp.br

Arquivos adicionais

Publicado

2011-04-15

Como Citar

Bittencourt, C. M. F. (2011). Abordagens Históricas Sobre a História Escolar. Educação & Realidade, 36(1). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/15136

Edição

Seção

Ensino de História