Pedagogia da Performance: do uso poético da palavra na prática educativa

Autores

  • Marcelo de Andrade Pereira UFSM

Palavras-chave:

Educação. Performance. Comunicação.

Resumo

O que é o ato pedagógico senão um anelo poético-político, um desígnio premeditado de constituição, formação e, ulteriormente, de transformação do indivíduo pela comunicação? É o anelo da comunicação que funda, de maneira expressa, o sujeito e seu conhecimento. A busca pelo êxito da comunicação corresponde, nesse sentido, à busca pelo êxito do próprio ato da educação, isto é, a constituição e expressão de sujeitos – daquela idéia mesma formulada pela promessa moderna, ainda não realizada, da autonomia e da emancipação. Eis, portanto, o anelo deste trabalho: encontrar e analisar os aspectos que materializam na palavra seu sentido, para daí verificar em que medida o uso da palavra poético – em detrimento de um uso de palavra meramente instrumental, com vistas à manipulação técnica do conhecimento – é um uso mais eficaz para a prática educativa. Pensa-se aqui, a performance como ação expressiva e a pedagogia como performance.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo de Andrade Pereira, UFSM

Doutor em Educação, UFRGS. Professor adjunto da UFSM, FUE/CE. Coordenador do FLOEMA - núcleo de estudos em estética e educação.

Arquivos adicionais

Publicado

2010-08-25

Como Citar

Pereira, M. de A. (2010). Pedagogia da Performance: do uso poético da palavra na prática educativa. Educação &Amp; Realidade, 35(2). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/11084

Edição

Seção

Performance, Performatividade e Educação