Um Entre o Outro e Eu: do estranho e da alteridade na educação

Autores

  • Marcelo de Andrade Pereira Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
  • Ana Paula Bellochio Thones Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Palavras-chave:

Estranho. Psicanálise. Alteridade. Educação.

Resumo

Discorre sobre o conceito do estranho na arte, na antropologia e na psicanálise, a fim de analisar as injunções poético político pedagógicas do estranho no âmbito da educação. Toma como problemática a relação entre o eu e o outro na sociedade contemporânea, mais especificamente, na manifestação do estranho – o qual refere tanto um sentimento quanto umarepresentação – nos espaços formativos – supostamente familiares ou de familiarização. Trata, portanto, da alteridade, tomada como forma de visibilidadee relação do mesmo com o outro. O estudo propõe pensar o ensino como forma de estranhamento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo de Andrade Pereira, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Doutor em educação; Professor adjunto do Departamento de Fundamentos da Educação da UFSM; professor do Programa de Pós-Graduação em Educação, UFSM; coordenador do FLOEMA - núcleo de estudos em estética e educação, UFSM.

Ana Paula Bellochio Thones, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Psicóloga; graduanda em teatro, UFSM; Mestranda do Programa de Pós-graduação em Educação da UFSM.  Membro do FLOEMA - núcleo de estudos em estética e educação.

Publicado

2013-06-18

Como Citar

Pereira, M. de A., & Thones, A. P. B. (2013). Um Entre o Outro e Eu: do estranho e da alteridade na educação. Educação & Realidade, 38(2). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/34875

Edição

Seção

Educação, Psicanálise e Alteridade