Os Cortes na Adolescência e a Busca por um Lugar na Cidade

Autores

Palavras-chave:

Adolescente, Atos Autolesivos, Desamparo, Educação.

Resumo

Diante do alto índice de atos autolesivos em adolescentes no Brasil e no mundo, pretende-se analisar o apelo recorrente a esse recurso na adolescência, discutindo questões relativas ao laço social nele implicadas. Tal discussão será feita a partir do caso clínico de uma adolescente de 14 anos, encaminhado pela escola para o SPIA/IPUB-UFRJ e marcado pela presença da angústia e do desamparo, cujas possibilidades de inscrição psíquica e endereçamento parecem vacilar. O artigo é fruto de pesquisa em andamento sobre autolesões e suicídio na adolescência, que pretende contribuir para a construção de dispositivos, particularmente nos âmbitos da saúde e da educação, para intervir e manejar esse problema clínico-político de nossos tempos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciana Coutinho, Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói/RJ

Luciana Coutinho é psicanalista, Psicóloga, Doutora em Psicologia pela PUC-Rio e Professora Associada da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense. Membro dos PPG em Educação e PPG em Psicologia/UFF. Membro do NIPIAC/UFRJ e coordenadora do LAPSE/UFF.

Bruna Madureira, Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói/RJ

Bruna Madureira é psicóloga, Doutora em Psicologia pela PUC-Rio. Especialista em Psiquiatria e Psicanálise com Crianças e Adolescentes pelo SPIA/IPUB-UFRJ. Especialista em Saúde Mental de Crianças e Adolescentes pelo APIA/IPUB-UFRJ. Pesquisadora do LIPIS/PUC-Rio e do LAPSE/UFF.

Publicado

2021-06-23

Como Citar

Coutinho, L., & Madureira, B. (2021). Os Cortes na Adolescência e a Busca por um Lugar na Cidade. Educação & Realidade, 46(1). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/109167

Edição

Seção

Adolescência na cidade: questões para os campos da psicanálise, educação e política