Um Sentido para a Experiência Escolar em Tempos de Pandemia

Autores

Palavras-chave:

Pandemia, Filosofia da Educação, Ricoeur, Arendt.

Resumo

No presente artigo a emergência da pandemia global é analisada como um fator que torna ainda mais visível e aguda a crise da educação. Isso ocorre porque à não presencialidade espacial dos alunos agrega-se o esvaziamento da dimensão temporal da educação. Esse esvaziamento é tratado a partir da narrativa da experiência escolar de uma adolescente. Sua interpretação e análise apontam para a necessidade de a experiência escolar propiciar a seus alunos a oportunidade de habitarem um outro mundo no tempo e no espaço por meio do acesso e da ressignificação de obras ficcionais e historiográficas nas quais a experiência de viver uma pandemia seja reconfigurada à luz do presente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Sérgio Fonseca de Carvalho, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo/SP

José Sérgio Fonseca de Carvalho é professor Titular de Filosofia da Educação na Universidade de São Paulo (USP).

Publicado

2021-01-26

Como Citar

Carvalho, J. S. F. de. (2021). Um Sentido para a Experiência Escolar em Tempos de Pandemia. Educação & Realidade, 45(4). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/109144

Edição

Seção

As Lições da Pandemia

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.