À SOMBRA DO FUTEBOL: EXPERIÊNCIAS COM O RUGBY NAS DUAS PRIMEIRAS DÉCADAS DO SÉCULO XX
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-8918.79984Palavras-chave:
História do século XX. Esportes. Futebol americano. Aculturação.Resumo
O objetivo deste estudo foi investigar as experiências com o rúgbi promovidas nas duas primeiras décadas do século XX, no Rio de Janeiro, Recife e São Paulo, cidades nas quais os britânicos tiveram notável presença em função do processo de diversificação econômica. Como fontes, foram utilizados jornais e revistas publicados no período em tela. Discute-se as peculiaridades da influência estrangeira na conformação do campo esportivo brasileiro em importante momento de sua consolidação. Debate-se como uma modalidade tão relacionada à identidade britânica foi apreendida e considerada em um país que buscava forjar uma ideia de cultura nacional a partir de leituras de manifestações de diferentes origens. Conclui-se que o rúgbi ocupou uma posição intermediária entre o críquete e o futebol, já que as iniciativas que houve não foram suficientes para popularizar a prática. De fato, tal caso permite perceber as particularidades e limites do processo de trânsito cultural.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Movimento adota a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) para os trabalhos aprovados e publicados. Isso significa que os/as autores/as:
- mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação; e
- têm o direito de compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial).
