A COBERTURA MIDIÁTICA SOBRE O FUTSAL MASCULINO NO BRASIL: PERSPECTIVA DOS ATLETAS DA SELEÇÃO BRASILEIRA PRINCIPAL

Renato Francisco Rodrigues Marques, Wanderley Marchi Junior

Resumo


O Brasil se destaca pelo número de praticantes e conquistas internacionais no futsal. Este esporte encontra-se em processo de consolidação da profissionalização de suas práticas no país. Consequentemente, a mídia torna-se fundamental para a atração de consumidores e investidores. O objetivo deste estudo foi investigar a perspectiva de jogadores brasileiros de elite de futsal relativa à cobertura midiática sobre este esporte no Brasil. Foram realizadas entrevistas com 21 jogadores da seleção brasileira masculina principal de futsal. Após análise temática, as categorias analíticas foram discutidas com base na Teoria dos Campos de Pierre Bourdieu. Concluiu-se que, segundo os jogadores, o futsal ocupa um espaço desprestigiado na mídia esportiva, o que dificulta a atração de investimentos e desenvolvimento de carreiras. Os jogadores propõem ações ortodoxas que tentam se adaptar às normas do campo, de modo a alcançarem capitais econômicos e simbólicos que melhorem suas condições de trabalho e posição na estrutura social.


Palavras-chave


Meios de comunicação. Futsal. Esportes de elite. Sociologia.

Texto completo:

PDF-POR


DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.75560

Direitos autorais 2019 Movimento (ESEFID/UFRGS)




Movimento

Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | UFRGS
Endereço: Rua Felizardo, 750, Jardim Botânico, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil, CEP 90690-200
E-mail: movimento@ufrgs.br
 

Bases de Dados Indexadoras

 

                            

 

Apoio

 

        

 

Licença de cópias e declaração de boas práticas de avaliação

 

 Licença Creative CommonsSan Francisco Declaration on Research Assessment