CICLOS DA TRAJETÓRIA PROFISSIONAL NA CARREIRA DOCENTE EM EDUCAÇÃO FÍSICA
Resumo
O objetivo desta investigação foi analisar a carreira de professores de Educação Física, considerando os ciclos da trajetória profissional docente. Participaram do estudo descritivo-exploratório bietápico 64 professores de Educação Física atuantes em escolas municipais de Porto Alegre/RS. No primeiro momento foram aplicados questionários (n=64) e no segundo momento realizadas entrevistas semiestruturadas (n=13). Os resultados possibilitaram a identificação de cinco ciclos que caracterizam a carreira docente dos professores de Educação Física, nomeadamente a Entrada na Carreira, Consolidação das Competências Profissionais na Carreira, Afirmação e Diversificação na Carreira, Renovação na Carreira e Maturidade na Carreira. A continuação dos estudos é sugerida para acompanhar docentes após o processo de aposentadoria, bem como ampliar a caracterização dos diferentes ciclos da carreira de professores de Educação Física.
Palavras-chave
Texto completo:
PDF-PORDOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.75045
Direitos autorais 2018 Movimento (ESEFID/UFRGS)
Movimento
Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | UFRGS
Endereço: Rua Felizardo, 750, Jardim Botânico, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil, CEP 90690-200
E-mail: movimento@ufrgs.br
Bases de Dados Indexadoras |
Apoio |
Licença de cópias e declaração de boas práticas de avaliação |

