CICLOS DA TRAJETÓRIA PROFISSIONAL NA CARREIRA DOCENTE EM EDUCAÇÃO FÍSICA

Autores

  • Gelcemar Oliveira Farias Universidade do Estado de Santa Catarina. Centro de Ciências da Saúde, Florianópolis, SC, Brasil
  • Paula Maria Fazendeiro Batista Universidade do Porto, Faculdade de Desporto, Porto, Portugal
  • Amândio Graça Universidade do Porto, Faculdade de Desporto, Porto, Portugal
  • Juarez Vieira do Nascimento Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos, Florianópolis, SC, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.75045

Palavras-chave:

Mobilidade profissional. Educação Física e treinamento. Socialização.

Resumo

O objetivo desta investigação foi analisar a carreira de professores de Educação Física, considerando os ciclos da trajetória profissional docente. Participaram do estudo descritivo-exploratório bietápico 64 professores de Educação Física atuantes em escolas municipais de Porto Alegre/RS. No primeiro momento foram aplicados questionários (n=64) e no segundo momento realizadas entrevistas semiestruturadas (n=13). Os resultados possibilitaram a identificação de cinco ciclos que caracterizam a carreira docente dos professores de Educação Física, nomeadamente a Entrada na Carreira, Consolidação das Competências Profissionais na Carreira, Afirmação e Diversificação na Carreira, Renovação na Carreira e Maturidade na Carreira. A continuação dos estudos é sugerida para acompanhar docentes após o processo de aposentadoria, bem como ampliar a caracterização dos diferentes ciclos da carreira de professores de Educação Física.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-06-24

Como Citar

FARIAS, G. O.; BATISTA, P. M. F.; GRAÇA, A.; NASCIMENTO, J. V. do. CICLOS DA TRAJETÓRIA PROFISSIONAL NA CARREIRA DOCENTE EM EDUCAÇÃO FÍSICA. Movimento, [S. l.], v. 24, n. 2, p. 441–454, 2018. DOI: 10.22456/1982-8918.75045. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/75045. Acesso em: 17 maio. 2022.

Edição

Seção

Artigos Originais