A CONSTRUÇÃO DO CORPO PELO CULTURISMO NO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-8918.74985Palavras-chave:
Corpo humano. Doping nos esportes. SociologiaResumo
O objetivo deste artigo é entender a construção do corpo pelo fisiculturismo. É um estudo de campo que permitiu entrevistar fisiculturistas do Nordeste do Brasil. Entrevistas semi-estruturadas foram realizadas com uma amostra de oito homens e duas mulheres. Realizamos uma análise do conteúdo das entrevistas. Os resultados permitiram identificar usos diferenciados do bodybuilding de acordo com as experiências passadas do corpo, os modos de comprometimento e sexo. Se o sofrimento proposto para explicar seu comprometimento com a prática é individual, a adesão às novas regras de construção do corpo é feita por um grupo de pessoas que levam a normalizar o consumo de substâncias farmacológicas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Movimento adota a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) para os trabalhos aprovados e publicados. Isso significa que os/as autores/as:
- mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação; e
- têm o direito de compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial).
