TRADIÇÃO NO KUNG FU: MESTRES BRASILEIROS ENTRE PERMANÊNCIAS E TRANSFORMAÇÕES
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-8918.54701Palavras-chave:
Artes marciais. Narrativas pessoais. História do século XIX, China.Resumo
Esse artigo se propõe a investigar e analisar a concepção de mestres brasileiros sobre a tradição nas artes marciais chinesas. Para tanto, foram entrevistados cinco mestres brasileiros, discípulos de chineses, dos quais foram registradas, por meio de história oral temática, suas visões acerca do objeto em questão. Ocotejamento dessas narrativas com o referencial teórico adotado possibilitou analisar que as concepções dos mestres sobre a tradição gravitam em torno da manutenção do passado e das perspectivas de mudança da arte marcial ao longo do tempo, trazendo à tona uma sofisticada articulação entre estrutura e transformação.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Movimento adota a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) para os trabalhos aprovados e publicados. Isso significa que os/as autores/as:
- mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação; e
- têm o direito de compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial).
