A CONSTRUÇÃO DE UMA IDENTIDADE QUILOMBOLA A PARTIR DA PRÁTICA CORPORAL/CULTURAL DO JONGO
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-8918.39882Palavras-chave:
Jongo. Identidade quilombola. Comunidade quilombola.Resumo
Este trabalho objetiva descrever o processo de construção de uma identidade quilombola a partir da prática corporal/cultural do jongo. Para tanto, realizamos uma pesquisa de cunho qualitativo em uma comunidade remanescente de quilombo situada no município de Angra dos Reis, no estado do Rio de Janeiro: Santa Rita do Bracuí. Os dados empíricos acumulados ao longo de dois anos de trabalho (2010 e 2011) compõem um vasto material que aliou etnografias de rodas de jongo a entrevistas em profundidade realizadas com personagens privilegiados. É em torno da prática do jongo que a comunidade vem construindo e reafirmando sua identidade quilombola.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Movimento adota a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) para os trabalhos aprovados e publicados. Isso significa que os/as autores/as:
- mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação; e
- têm o direito de compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial).
