PROPOSTA DE AVALIAÇÃO DE LIVROS E CAPÍTULOS DE LIVROS NA ÁREA 21 DA CAPES
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-8918.112162Palavras-chave:
Livros. Avaliação de Programas e Instrumentos de Pesquisa. Educação de Pós-Graduação. Publicações.Resumo
O objetivo deste estudo foi propor um modelo de avaliação qualitativa de livros e capítulos de livros com base na percepção da comunidade de docentes da Área 21 da Capes sobre o prestígio das editoras. Noventa orientadores de programas de pós-graduação das diferentes regiões do país responderam a um questionário de avaliação da percepção do prestígio das editoras científicas. A partir do valor da percepção de prestígio, as editoras internacionais (N = 69) e nacionais (N = 97) foram ordenadas e classificadas em decis. Após, propusemos um sistema de classificação de livros e capítulos de livros de oito níveis considerando dois critérios: a) editora internacional ou nacional; e b) decil de cada editora. Os níveis de L1 a L4 referem-se às editoras internacionais (da maior para a menor percepção de qualidade), e os níveis de L5 a L8, às nacionais (da maior para a menor percepção de qualidade).
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Movimento adota a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) para os trabalhos aprovados e publicados. Isso significa que os/as autores/as:
- mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação; e
- têm o direito de compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial).
