Patterns pedagógicos: possibilidades para a docência com as tecnologias

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-1654.86832

Palavras-chave:

Patterns pedagógicos, Docência com as TIC, Tecnologia educacional

Resumo

O desafio de integrar tecnologias às práticas pedagógicas tem se tornando mais premente à medida que novos recursos se tornam disponíveis em intervalos cada vez menores. A partir de uma revisão bibliográfica, identificamos propostas para disseminação das práticas pedagógicas com as tecnologias, a partir da teoria de patterns. Observou-se, contudo, que se trata de uma visão reducionista em comparação com a proposta original. Este artigo apresenta um recorte de pesquisa que analisou as concepções de patterns na Educação, revelando pouco consenso em relação às formas de identificação, catalogação, compartilhamento e, efetivamente, aplicação no contexto da docência com tecnologias educacionais. Adicionalmente, pouca empiria sobre o impacto da abordagem de patterns nas práticas pedagógicas foi encontrada. Comparando com a abordagem aplicada à computação, com conceitos e práticas bem estabelecidas, percebe-se a necessidade de adequação da teoria às diferentes propostas e atores na construção de práticas pedagógicas com as tecnologias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ADELL, J.; BELLVER, A. J.; BELLVER, C. Ambientes virtuais de aprendizagem e padrões de e-learning. In: COLL, C.; MONEREO, C. (Eds.) Psicologia da educação virtual: aprender e ensinar com as tecnologias da informação e da comunicação. Tradução de Naila Freitas. Porto Alegre: Artmed, 2010. Cap. 12, p. 245-267.

ALEXANDER, C. The timeless way of building. New York: Oxford University Press, 1979.

ALEXANDER, C.; ISHIKAWA, S.; SILVERSTEIN, M. Uma linguagem de padrões: a pattern language. Tradução de Alexandre Salvaterra. Porto Alegre: Bookman, 2013. 1171 p.

AMARAL, M. P. Uso de Padrões Pedagógicos em Consonância com Estilos de Aprendizagem: um levantamento centrado no Ensino Técnico Profissionalizante. 2015. 125f. Tese-Resumo(Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática)- Universidade Cruzeiro do Sul, São Paulo. Disponivel em: <https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=2887274>. Acesso em: 10 jan. 2018.

ANTHONY, D. L. G. Patterns for classroom education. In: VLISSIDES, J. M.; COPLIEN, J. O.; KERTH, N. L. (Eds.) Pattern languages of program design 2. Boston: Addison-Wesley, 1996. p. 391-406.

BAUER, R.; BAUMGARTNER, P. The Potential of Christopher Alexander’s Theory and Practice of Wholeness: Clues for Developing an Educational Taxonomy. In: EuroPLoP ’10, 2010. Anais... New York: ACM, 2010. p. 12.1–12.21.

BECK, K.; CUNNINGHAM, W. Using Pattern Languages for Object-Oriented Programs. In: OOPSLA'87 workshop on Specification and Design for Object-Oriented Programming, 1987, Orlando. Anais... New York: ACM, 1987.

BERGIN, J. Fouteen Pedagogical Patterns. In: European Conference on Pattern Languages of Programms (EuroPLoP '2000), 5. Anais... Irsee: [s.n.], 2000. Disponivel em: <http://www.coldewey.com/europlop2000/>. Acesso em: 12 jan. 2018.

BERGIN, J. Patterns Courses Slides, 2000. Disponivel em: <http://csis.pace.edu/~bergin/patterns/PatternCourseSlides.pdf>. Acesso em: 15 jul. 2019.

BERGIN, J. Writing patterns: software, organizational, pedagogical. USA: Slant Flying Press, 2013.

BERGIN, J. et al. Pedagogical Patterns: Advice for Educators. [S.l.]: Joseph Bergin Software Tools, 2012.

COLL, C.; MAURI, T.; ONRUBIA, J. A incorporação das tecnologias da informação e comunicação na educação: do projeto técnico pedagógico às práticas de uso. In: COLL, C.; MONEREO, C. (Eds.) Psicologia da Educação Virtual: aprender e ensinar com as tecnologias da informação e da comunicação. Tradução de Naila Freitas. Porto Alegre: Artmed, 2010. Cap. 3, p. 66-93.

CONOLE, G.; MCANDREW, P.; DIMITRIADIS, Y. The role of CSCL pedagogical patterns as mediating artefacts for repurposing Open Educational Resources. In: POZZI, F.; PERSICO, D. (Eds.) Techniques for Fostering Collaboration in Online Learning. Hershey: IGI Global, 2011. p. 206-233.

DEARDEN, A. et al. Using Pattern Languages in Participatory Design. In: BINDER, T.; GREGORY, J.; WAGNER, I. (Eds.) Participatory Design Conference, 2002, Malmö, Sweden. Anais... Palo Alto: [s.n.], 2002. p. 104-113. Disponivel em: <http://shura.shu.ac.uk/3/1/fulltext.pdf>. Acesso em: 10 nov. 2015.

FASSBINDER, A. G. D. O.; BARBOSA, E. F.; MAGOULAS, G. D. Developing an Educational Design Pattern Language for MOOCs. In: CREDINÉ SILVA DE MENEZES, J. M. (Ed.) Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE 2017), 28, Recife. Anais... Porto Alegre: SBC, 2017. p. 456-465. Disponivel em: <http://www.br-ie.org/pub/index.php/sbie/article/view/7574>. Acesso em: 12 fev. 2018.

FINCHER, S. What is a Pattern Language? In: Late-Breaking Papers, Chi’99 Human Factors in Computing Systems. Anais... Pittsburgh, Pennsylvania: ACM, 1999a.

FINCHER, S. Analysis of Design: an exploration of patterns and pattern languages for pedagogy. Journal of Computers in Mathematics and Science Teaching: special issue CS-ED Research, v.18, n. 3, p.331-348, dez. 1999b.

FRANCO, M. A. D. R. S. Prática pedagógica e docência: um olhar a partir da epistemologia do conceito. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 97, n. 247, p. 534-551. dez. 2016. Disponivel em: . Acesso em: 15 jul. 2019.

FRICKE, A.; VÖLTER, M. SEMINARS: A Pedagogical Pattern Language about teaching seminars effectively. In: European Conference on Pattern Languages of Programs (EuroPLoP ´2000), 5. Anais... Irsee: [s.n.], 2000. p. 87-128. Disponivel em: <http://www.coldewey.com/europlop2000/papers/voelter+fricke.zip>. Acesso em: 1 nov. 2017.

GAMMA, R. et al. Design Patterns: Abstraction and Reuse of Object-Oriented Design. In: NIERSTRASZ, O. (Ed.) European Conference on Object-Oriented Programming, VII, 1993, Kaiserslautern. Anais... London: Springer-Verlag, 1993. p. 406-431.

GAMMA, R. et al. Design Patterns: elements of reusable object-oriented software. Westford: Addison-Wesley, 1994. 395 p.

GOODYEAR, P. Patterns, pattern languages and educational design. In: ATKINSON, R. et al. (Eds.) Beyond the comfort zone. ASCILITE Conference, 21st, 2004, Perth. Anais... [S.l.]: ASCILITE, 2004. p. 339-347. Disponivel em: <http://www.ascilite.org/conferences/perth04/procs/pdf/goodyear.pdf>. Acesso em: 12 set. 2014.

HART, J. C4LPT. Centre for Learning & Performance Technologies, 2017. Disponivel em: <http://c4lpt.co.uk/>. Acesso em: 10 fev. 2018.

ISO. International Organization for Standization. Disponivel em: <http://www.iso.org/iso/home/standards.htm>. Acesso em: 9 jan. 2018.

KÖPPE, C. A Pattern Language for Teaching Design Patterns (Part 1). In: European Conference on Pattern Languages of Programs (EuroPLoP ’11), 16., 2011, Irsee. Anais... New York: ACM, 2011a.

KÖPPE, C. A Pattern Language for Teaching Design Patterns (Part 2). In: Conference on Pattern Languages of Programs (PLoP) , 18., 2011, Portland. Anais... New York: ACM, 2011b.

KÖPPE, C. Towards a Pattern Language for Lecture Design: An inventory and categorization of existing lecture-relevant patterns. In: European Conference on Pattern Languages of Programs (EuroPLoP) ,18, 2013, Irsee, Germany. Anais... New York: ACM, 2015.

KÖPPE, C. et al. Flipped Classroom Patterns: designing Valuable In-Class. In: European Conference on Pattern Languages of Programs (EuroPLoP ’15), 20, 2015, Kaufbeuren. Anais... New York: ACM, 2015.

LEITNER, H. Pattern Theory: Introduction and prespectives on the tracks of Christopher Alexander. Graz: HLS, 2015.

MOR, Y. et al. Using design patterns to develop and share effective practice. In: MOR, Y. et al. (Eds.) Pratical Desing Patterns for Teaching and Learning with Technology. Rotterdan: Sense Publishers, v. 8, 2014. Cap. Introduction. (Trails in education: Technologies that support navigarional learning).

MOR, Y.; WARBURTON, S.; WINTERS, N. Participatory pattern workshops: a methodology for open learning design inquiry. Research in Learning Technology, v.20, n. 30, ago. 2012. Disponivel em: <http://www.researchinlearningtechnology.net/index.php/rlt/article/view/19197>. Acesso em: 10 abr. 2015.

SELWYN, N. Distrusting educational technology: critical questions for changing times. New York: Routledge, 2014.

SHARP, H.; MANNS, M. L.; ECKSTEIN, J. Evolving pedagogical patterns: the work of the Pedagogical Patterns Project. Computer Science Education, v.13, n. 4, p.315-330, 2003.

WINTERS, N.; MOR, Y. IDR: A participatory methodology for interdisciplinary design in technology enhanced learning. Computers & Education, v.50, p.579-600, 2008.

Downloads

Publicado

2019-10-23

Como Citar

MARKENSON, S.; FERREIRA, G. M. dos S. Patterns pedagógicos: possibilidades para a docência com as tecnologias. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 22, n. 2, 2019. DOI: 10.22456/1982-1654.86832. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/86832. Acesso em: 29 mar. 2024.