O uso de Fóruns de Discussão para Incentivar a Interação em AVEA: Um estudo de caso no ensino superior
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-1654.85218Palavras-chave:
Fórum de discussão, Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem, Ferramenta Colaborativa, Blended LearningResumo
Devido mudanças na forma de construção do conhecimento, impulsionada pela onipresença dos recursos de Tecnologias da Informação e Comunicação, surge necessidade de novas metodologias de ensino e aprendizagem na educação superior. Assim, o artigo apresenta um estudo de caso, realizado em uma disciplina de abordagem mista (Blended Learning), de um curso do ensino superior. Tal abordagem caracteriza-se, de acordo com a taxonomia de Staker e Horn (2012), como modelo sala de aula invertida, do grupo rodízio. Após execução do estudo de caso, realizou-se coleta de dados por meio de um questionário eletrônico para, a partir de análise qualitativa, verificar o uso da ferramenta colaborativa fórum de discussão da plataforma educacional – Moodle. De acordo com os dados analisados, o uso da ferramenta colaborativa fórum, contribuiu na compreensão e identificação de conceitos e temáticas relacionados à disciplina, sendo tal tecnologia relevante para maior eficácia do modelo adotado em aula.Downloads
Referências
ALARCON, Dafne Fonseca. DIRETRIZES PARA PRÁTICAS DE GESTÃO DO CONHECIMENTO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. 2015. 213 f. Tese (Doutorado) - Curso de Programa de Pós-graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Departamento de Engenharia e Gestão do Conhecimento, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2015.
ALZAHRANI, Majed Gharmallah. The Effect of Using Online Discussion Forums on Students' Learning. Turkish Online Journal Of Educational Technology- Tojet, v. 16, n. 1, p.164-176, jan. 2017. Disponível em: <https://eric.ed.gov/?id=EJ1124930>. Acesso em: 25 jul. 2018.
ARPACI, I. Antecedents and consequences of cloud computing adoption in education to achieve knowledge management. Computers in Human Behavior, v. 70, p. 382–390, 2017.
AZEVEDO, Breno Fabrício Terra; BEHAR, Patricia Alejandra; REATEGUI, EliseoBerni. Análise das mensagens de fóruns de discussão através de um software para mineração de textos. Sbie, Aracaju, v. 1, n. 22, p.20-29, nov. 2011. Disponível em: <http://www.br-ie.org/pub/index.php/sbie/article/view/1572>. Acesso em: 05 jul. 2017.
BECKER, Samantha Adams et al. NMC Horizon Report: 2017 Higher Education Edition.
Austin: The New Media Consortium, 2017. Disponível em: <http://cdn.nmc.org/media/2017-
nmc-horizon-report-he-EN.pdf>. Acesso em: 22 out. 2017
BERTOLIN, Júlio C. G.; MARCHI, Ana Carolina Bertoletti de. INSTRUMENTOS PARA AVALIAR DISCIPLINAS DA MODALIDADE SEMIPRESENCIAL: UMA PROPOSTA BASEADA EM SISTEMAS DE INDICADORES. Avaliação, Campinas; Sorocaba, v. 15, n. 02, p.131-146, mar. 2010.
BIASUTTI, Michele; EL-DEGHAIDY, Heba. Using Wiki in teacher education: Impact on knowledge management processes and student satisfaction. Computers & Education, [s.l.], v. 59, n. 3, p.861-872, nov. 2012. Elsevier BV. http://dx.doi.org/10.1016/j.compedu.2012.04.009
BARBOSA, Eduardo Fernandes; MOURA, Dácio Guimarães de. Metodologias ativas de aprendizagem na educação profissional e técnica. Boletem Técnico da Senac: A revista da educação profissional, Rio de Janeiro, v. 39, n. 2, p.48-67, jun. 2013. Disponível em: <http://www.bts.senac.br/index.php/bts/article/view/349/333>. Acesso em: 23 jul. 2018.
BRUNETTA, Nádia; ANTUNES, Elaine di Diego. Aprendizagem e Construção de Conhecimento em cursos EAD. Renote: Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 11, n. 3, p.1-10, dez. 2013.
CZEPULA, Alexandra Ingrid dos Santos et al. Active methodology and blended learning: An experience in pharmaceutical care. Currents In Pharmacy Teaching And Learning, [s.l.], v. 10, n. 1, p.106-111, jan. 2018. Elsevier BV. http://dx.doi.org/10.1016/j.cptl.2017.09.013.
DAHLSTROM, E., BROOKS, D. C., BICHSEl, J. (2014). The current ecosystem of learning management systems in higher education: Student, faculty, and IT
perspectives Research report. Louisville, CO: ECAR. Available from http://www.educause.edu/eca.
DAVENPORT, T. H.; PRUSAK, L. Conhecimento empresarial. Rio de
Janeiro: Campus, 1998.
DILLENBOURG, P. What do you mean by collaborative learning?. In P. Dillenbourg (Ed) Collaborative-learning: Cognitive and Computational Approaches. Oxford: Elsevier. 1999. p.1-19.
FREIRE, Patrícia de Sá. Aumente qualidade e quantidade de suas publicações científicas: Manual para elaboração de projetos e artigos científicos. 1. ed. - Curitiba, PR: CRV, 2013.
FREITAS, M. T. A. Janela sobre a utopia: computador e internet a partir do olhar da abordagem histórico-cultural. 32ª. Reunião Anual da Associação Nacional de Pós Graduação e pesquisa em Educação. Anais. Caxambu, 2009.
GARCÍA, Carmino López; ORTEGA, Carlos Alberto Catalina; ZEDNIK, Herik. Realidades Virtual e Aumentada:estratégias de Metodologias Ativas nas aulas sobre Meio Ambiente. Informática na Educação: teoria & prática, Porto Alegre,v. 20, n.1, p. 46-59, jan./abr. 2017.
GARRISON, D. R.; KANUKA, H. Blended learning: Uncovering its transformative potential in higher education. Internet and Higher Education, v. 7, n. 2, p. 95-105, 2004.
HOIC-BOZIC, N.; MORNAR, V.; BOTICKI, I. A blended learning approach to course design and implementation. IEEE Transactions on Education, v. 52, n. 1, p. 19-30, 2009
KURNAZ, Fatma Betül; ERGÜN, Esin; ILGAZ, Hale. Participation in online discussion environments: Is it really effective?. Education And Information Technologies, [s.l.], v. 23, n. 4, p.1719-1736, 19 jan. 2018. Springer Nature. http://dx.doi.org/10.1007/s10639-018-9688-4.
LACERDA, Mário Roberto Miranda et al. CRIAÇÃO E COMPARTILHAMENTO DE CONHECIMENTO EM AMBIENTES VIRTUAIS DE ENSINO-APRENDIZAGEM. Renote - Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 1, n. 8, p.1-10, jul. 2010. Disponível em: <http://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/15189/8955>. Acesso em: 01 março 2017.
LAI, A.; SAVAGE, P. Learning Management Systems and Principles of Good Teaching: Instructor and Student Perspectives. Canadian Journal of Learning and Technology, v. 39, n. 3, p. 21, 20132013.
LI, Liang-yi; TSAI, Chin-chung. Accessing online learning material: Quantitative behavior patterns and their effects on motivation and learning performance. Computers & Education, [s.l.], v. 114, p.286-297, nov. 2017. Elsevier BV. http://dx.doi.org/10.1016/j.compedu.2017.07.007. Disponível em: <https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0360131517301719?via%3Dihub>. Acesso em: 28 nov. 2018.
LIMA, Luísa; MEIRINHOS, Manuel. INTERACÇÕES EM FÓRUNS DE DISCUSSÃO COM ALUNOS DO ENSINO SECUNDÁRIO: UMA ANÁLISE SOCIOMÉTRICA. VII Conferência Internacional de Tic na Educação, Braga, v. 1, n. 1, p.1069-1080, maio 2011. Disponível em: <https://bibliotecadigital.ipb.pt/bitstream/10198/4269/1/023.pdf>. Acesso em: 10 ago. 2017.
LONCAR, M.; BARRETT, N. E.; LIU, G. Z. Towards the refinement of forum and asynchronous online discussion in educational contexts worldwide: Trends and investigative approaches within a dominant research paradigm. Computers and Education, v. 73, p. 93-110, 2014
MANDAJI, Mônica. O Processo de Colaboração em Trabalhos de Coautoria em Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Revista Brasileira de Informática na Educação, São Paulo, v. 20, n. 1, p.50-59, abr. 2012. Disponível em: . Acesso em: 08 nov. 2018.
MATTAR, João. FÓRUNS DE DISCUSSÃO EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: MOODLE, FACEBOOK E REDU. Tecnologia Educacional, Botafogo, p.6-17, set. 2013.
MIYAZOE, Terumi; MIYAZOE, Terry. Learning outcomes and students'
perceptions of online writing: Simultaneous implementation of a forum, blog,
and wiki in an EFL blended learning setting. System, v. 38, n. 2, p.
-199, 2010.
MORÁN, José. Mudando a educação com metodologias ativas. In: SOUZA, Carlos Alberto de; MORALES, Ofelia Elisa Torres (orgs.). Coleção Mídias Contemporâneas. Convergências Midiáticas, Educação e Cidadania: aproximações jovens. Vol. II. PG: Foca Foto-PROEX/UEPG, 2015. Disponível em:<http://www2.eca.usp.br/moran/wpcontent/uploads/2013/12/mudando_
moran.pdf>. Acesso em: 20 jun. 2018.
MOURA, Gabriela Machado; SAMÁ, Suzi. Blended Learning Potencializando a Aprendizagem da Estatística no Ensino Superior. Informática na Educação: Teoria & Prática, Porto Alegre, v. 20, n. 1, p.60-70, abr. 2017. Disponível em: <http://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/70616/41084>. Acesso em: 20 jul. 2018.
NONAKA, Ikujiro; TAKEUCHI, Hirotaka. Criação de conhecimento na empresa: como as empresas japonesas geram a dinâmica da inovação. Tradução de Ana Beatriz Rodrigues e Priscilla Martins Celeste. Rio de Janeiro: Campus, 1997.
OLIVEIRA, Agostinho C.; ARAÚJO, Samira M. Métodos Ativos de Aprendizagem: Uma breve introdução. 2015. Disponível em: <https://www.researchgate.net/publication/280091153_Metodos_Ativos_de_Aprendizagem_uma_breve_introducao>. Acessado em: 21 jun. 2018. doi: 10.13140/RG.2.1.5004.6561
OLIVEIRA, Eduardo; TEDESCO, Patrícia. i-collaboration: Um modelo de colaboração inteligente personalizada para ambientes de EAD. Revista Brasileira de Informática na Educação, v. 18, n. 1, p. 17-31, 2010.
PINTO-LLORENTE, Ana Mª et al. Students’ perceptions and attitudes towards asynchronous technological tools in blended-learning training to improve grammatical competence in English as a second language. Computers In Human Behavior, [s.l.], v. 72, p.632-643, jul. 2017. Elsevier BV. http://dx.doi.org/10.1016/j.chb.2016.05.071.
ROCHA, Henrique Martins. Abordagem metodológica na análise de dados de estudos não- paramétricos, com base em respostas em escalas ordinais. Gepros, São Paulo, v. 3, n. 6, p.77-91, abr. 2011.
RODRIGUES, Carlos Rangel et al. Ambiente virtual: ainda uma proposta para o ensino. Ciências & Cognição, 13(2), 71-83, 2008.
SILVA, F. et al. Um modelo preditivo para diagnóstico de evasão baseado nas interações de alunos em fóruns de discussão. n. Sbie, p. 1187, 2015
SILVA, R. S. Moodle para autores e tutores. 2. ed. São Paulo: Novatec Editora, 2011
SOUSA, Sidinei de Oliveira; SCHLÜNZEN JUNIOR, Klaus. BLENDED LEARNING: REFLEXÕES SOBRE OS ATRIBUTOS DE UMA APRENDIZAGEM MISTA. Interacções, São Paulo, v. 14, n. 47, p.98-121, abr. 2018. Disponível em: <http://revistas.rcaap.pt/interaccoes/article/view/12213/pdf_1>. Acesso em: 19 jul. 2018.
STAKER, H.; HORN, M. B. Classifying K–12 blended learning. Mountain View, CA: Innosight Institute, Inc. 2012. Disponível em: https://www.christenseninstitute.org/wp-content/uploads/2013/04/Classifying-K-12-blended-learning.pdf . Acesso em: 28 nov. 2018.
TAKEUCHI, H; NONAKA, I. Gestão do Conhecimento. Porto Alegre: Bookman, 2008.
VALENTE, José Armando. Blended learning e as mudanças no ensino superior: a proposta da sala de aula invertida. 2014. Educar em Revista, Curitiba, Brasil, Edição Especial n. 4/2014, p. 79-97. Editora UFPR 7. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/er/nspe4/0101-4358-er-esp-04-00079.pdf>. Acesso em: 27 novl. 2018.
VYGOTSKI, L. S. A Formação Social da Mente: O desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1991. 182 p.
WEERASINGHE, Thushani A.. An Evaluation of Different Types of Blended Learning Activities in Higher Education. Ieee Xplore, Mumbai, v. 1, n. 1, p.42-45, jul. 2018. Disponível em: <https://ieeexplore.ieee.org/document/8433448>. Acesso em: 28 nov. 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. Os textos podem ser compartilhados desde que respeitados os direitos autorais sob a licença Creative Commons Não comercial-CompartilhaIgual 4.0.Aceito 2019-01-21
Publicado 2018-12-31