Uma Cartografia para a Inter e Transdisciplinaridade
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-1654.8173Palavras-chave:
Filosofia. Ciências.Transdisciplinaridade. Peirce. Cartografia.Resumo
O artigo parte da idéia da importância da inter e transdisciplinaridade para a não-estagnação da ciência, aponta para a falta de alguma espécie de guia para sua realização e propõe a classificação das disciplinas filosóficas de C. S. Peirce como base para uma cartografia que vai se modificando conforme vão crescendo as diversas ciências. Afirma que o mapeamento hierárquico das ciências além de ser revelador das distintas formas de ajuda entre elas, informa ao pesquisador atento, quais as ciências que podem lhe fornecer princípios ou dados que aumentariam a eficácia e apressariam os resultados de sua pesquisa.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2005-11-10
Como Citar
SANTAELLA, L. Uma Cartografia para a Inter e Transdisciplinaridade. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 8, n. 2, 2005. DOI: 10.22456/1982-1654.8173. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/8173. Acesso em: 6 maio. 2025.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. Os textos podem ser compartilhados desde que respeitados os direitos autorais sob a licença Creative Commons Não comercial-CompartilhaIgual 4.0.
Recebido 2009-04-01
Aceito 2009-04-01
Publicado 2005-11-10
Aceito 2009-04-01
Publicado 2005-11-10