Análise dialógica de uma formação continuada na modalidade a distância: compartilhando um percurso teórico-metodológico

Apoliana Regina Groff, Kátia Maheirie

Resumo


Este artigo busca compartilhar um percurso teórico-metodológico criado a partir da análise dialógica de uma experiência de formação continuada para professores/as, na modalidade a distância. Tal percurso encontrou um ponto de conexão entre as teorizações do Círculo de Bakhtin sobre as relações dialógicas e sobre o enunciado concreto, com a noção de dispositivo em Michel Foucault. A leitura e a escrita foram as principais ferramentas metodológicas. Quando se parte da dialogia como perspectiva de trabalho, não há uma imagem de método a ser reproduzida, mas um percurso a ser criado. A partir de nossa pesquisa compartilhamos algumas pistas que poderão auxiliar investigações dialógicas em espaço virtual.

Palavras-chave


Análise dialógica. Formação continuada. Educação a Distância. Ambiente virtual.

Texto completo:

PDF

Referências


BAKHTIN, M. Problemas da Poética de Dostoiévski. 5. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010.

BAKHTIN, M. Estética da Criação Verbal. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2011.

BAKHTIN, M.; VOLOCHINOV, V. Discurso na vida e discurso na arte. Tradução de Faraco; Tezza) New York: Academic Press, 1976.

BAKHTIN, M.; VOLOCHÍNOV, V. Marxismo e Filosofia da Linguagem. 14. ed. São Paulo: Hucitec, 2010.

FOUCAULT, M. Sobre a história da sexualidade. In: M. Foucault, Microfísica do Poder. Rio de Janeiro: Graal, 1979. p. 243-276.

FOUCAULT, M.. Vigiar e Punir: Nascimento da prisão. 36. ed. Petrópolis: Vozes, 2009.

FOUCAULT, M. História da sexualidade I: A vontade de saber. 22. ed. Rio de Janeiro: Edições Graal, 2012.

GROFF, A. R.; MAHEIRIE, K.; ZANELLA, A. V. Constituição do(a) pesquisador(a) em Ciências Humanas. Revista Arquivos Brasileiros de Psicologia, v.62, n.1, p. 97-103. 2010.

GROFF, A. R.; SOUSA, A. M.; LIMA, P. d. (2011). Relatório do Curso de Especialização: A Gestão do Cuidado para uma Escola que Protege (convênio UFSC/MEC/SECADI - 2009 a 2011). Disponível em: http://nuvic.paginas.ufsc.br/files/2015/03/Relatorio-Final-EQP_MEC_SECADI.pdf Acesso em: 20 maio 2015.

HARDT, L. S., & CARNEIRO, M. S. Relatório de Avaliação do Curso de Especialização: A Gestão do Cuidado para uma Escola que Pretege. In: GROFF, A. R.; SOUSA, A. M.; LIMA, P. d. Relatório do Curso de Especialização: A Gestão do Cuidado para uma Escola que Pretege (convênio UFSC/MEC/SECADI - 2009 a 2011). Disponível em: http://nuvic.paginas.ufsc.br/files/2015/03/Relatorio-Final-EQP_MEC_SECADI.pdf Acesso em: 20 maio 2015.

LAPA, A. B. & BELLONI, M. L. Introdução à educação a distância. Florianópolis: UFSC/CED/NUP, 2010.

LEITE, A. M. & ROSA, R. M. Módulo III: Educação, escola e violências. Florianópolis: NUVIC-CED-UFSC, 2011.

MIGUEL, D. S.; SOUSA, A. M.; LIMA, P. d. Projeto de Intervenção Educacional. Florianópolis: NUVIC-CED-UFSC, 2010.

NEVES, C. A. Gilles Deleuze e Política: interferências nos modos de se estar nos verbos da vida. In: TEDESCO, S.; NASCIMENTO, M. L. Ética e Subjetividade: novos impasses no contemporâneo. Porto Alegre: Sulina, 2009.

NÚCLEO VIDA E CUIDADO: estudos e pesquisas sobre violências. Projeto Político Pedagógico: Curso de Especialização A Gestão do Cuidado para Escola que Protege. 2010. Disponível em: http://www.escolaqueprotege.ufsc.br/moodle/prelogin/ppp.pdf. Acesso em: 20 maio 2015.

REATEGUI, E. et al. Editorial. Revista Informática na Educação: Teoria e Prática, v.14, n.2, p. 9-10, jul/dez. 2011.

SKLIAR, C. Desobedecer a linguagem: educar.1. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2014.

SOUSA, A. M.; MIGUEL, D. S.; LIMA, P. d. Módulo I: Gestão do Cuidado e Educação Biocêntrica. Florianópolis: NUVIC-CED-UFSC, 2010.

ZANELLA, A. V. Perguntar, registrar, escrever: inquietações metodológicas. Porto Alegre: Sulina, Editora da UFRGS, 2013.

ZAPELINI, C. A. Módulo II: Violências, Rede de Proteção e Sistema de Garantia de Direitos. Florianópolis: NUVIC/CED/UFSC, 2010.




DOI: https://doi.org/10.22456/1982-1654.57557

Direitos autorais



INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO: teoria & prática. e-ISSN: 1982-1654 ISSN Impresso:1516-084X