O modelo ADDIE na construção colaborativa de disciplinas a distância

Tânia Barbosa Salles Gava, Isaura Alcina Martins Nobre, Danielli Veiga Carneiro Sondermann

Resumo


Este artigo apresenta um relato de experiência do curso de pós-graduação Lato Sensu em Informática na Educação ofertado no Instituto Federal do Espírito Santo, campus Serra, sobre a concepção, planejamento e gestão das disciplinas em cursos na modalidade a distância. A partir do modelo de Design Instrucional ADDIE são descritas todas as etapas: análise, projeto, desenvolvimento, implementação e avaliação alinhadas à proposta do curso. Discuti-se sobre a interação entre as equipes envolvidas e os resultados obtidos ao longo das ofertas das várias disciplinas do curso. Como elementos inovadores ao planejamento apresenta-se ênfase ao trabalho e a construção coletiva; formato de reuniões presenciais e/ou síncronas e formas de avaliação e trabalho em equipe.

Palavras-chave


design instrucional, planejamento, modelo ADDIE.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/1982-1654.34488

Direitos autorais



INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO: teoria & prática. e-ISSN: 1982-1654 ISSN Impresso:1516-084X