O Twitter na coleta de dados na pesquisa qualitativa
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-1654.12378Palabras clave:
Pesquisa Qualitativa, Educação Online, TwitterResumen
O artigo apresenta a experiência realizada com atividade de promover uma entrevista com o autor de uma determinada pesquisa publicada utilizando como meio de comunicação o site de rede social Twitter, explorando-o desta forma, como ferramenta de suporte à coleta de dados para a pesquisa qualitativa online. Investiga as potencialidades desta ferramenta para suporte à pesquisa qualitativa. A análise partiu do conceito de redes sociais na internet, suas características, classificação, topologias, e a definição de sites de redes sociais proposto por Recuero (2009), desenvolvendo e analisando o que a literatura traz com relação ao site de rede social Twitter (ZAGO, 2008; CAMARGO, 2008; JAVA et. al., 2007), passando à experiência com a coleta de dados para a pesquisa qualitativa através desta ferramenta de microblog, e finalizando com algumas considerações sobre as potencialidades do Twitter para a Educação.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2013-06-27
Cómo citar
MERCADO, L. P. L.; SILVA, I. P. da. O Twitter na coleta de dados na pesquisa qualitativa. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 16, n. 1, 2013. DOI: 10.22456/1982-1654.12378. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/12378. Acesso em: 25 abr. 2025.
Número
Sección
Artigos
Licencia
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. Os textos podem ser compartilhados desde que respeitados os direitos autorais sob a licença Creative Commons Não comercial-CompartilhaIgual 4.0.
Recibido 2010-03-09
Aceptado 2012-07-02
Publicado 2013-06-27
Aceptado 2012-07-02
Publicado 2013-06-27