Genealogia acadêmica dos pesquisadores da área de Ciência da Informação: um estudo sobre os bolsistas de produtividade em pesquisa (PQ-CNPq)

Carlos Alexandre Oliveira, Marlene Oliveira, Thiago Magela Rodrigues Dias, Belkiz Inez Resende Costa

Resumo


O artigo tem como objetivo investigar a genealogia acadêmica dos pesquisadores bolsistas de produtividade em pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, do nível 1 (PQ1-CNPq) em Ciência da Informação (CI). Assim, espera-se mapear a propagação do conhecimento através do pesquisador/orientador, além de evidenciar a contribuição dos pesquisadores na formação de recursos humanos para a área. Adota como procedimentos metodológicos: identificação dos bolsistas de produtividade em pesquisa em CI; coleta de dados na Plataforma Lattes e na Plataforma Acácia; análise e apresentação das árvores genealógicas acadêmicas dos pesquisadores. Os resultados obtidos demonstraram que os PQ1-CNPq em CI orientaram 627 pesquisadores, tiveram 1.075 descendentes e linhagem acadêmica de quarta geração. Foram identificados também os ascendentes acadêmicos dos pesquisadores bolsistas, destacando aqueles ancestrais acadêmicos que mais contribuíram para a formação das gerações de pesquisadores da CI brasileira.


Palavras-chave


Genealogia acadêmica. Orientação acadêmica. Ciência da Informação. Bolsa de Produtividade em pesquisa. Estudos genealógicos

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.19132/1808-5245240.278-298



Em Questão | ISSN 1808-5245 | EQ no Facebook | EQ no Google Scholar

Classificação Qualis: A2 - Comunicação e Informação; B2 - Ciências Ambientais; B3 - Administração, Ciências Contábeis e Turismo; B4 - Sociologia; B5 - Engenharias I.

Programa de Pós-graduação em Comunicação  | Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Rua Ramiro Barcelos, 2705, sala 519 | CEP 90035-007 | Porto Alegre, RS, Brasil | Fone: (51) 3308 2141| E-mail: emquestao @ufrgs.br 

Membro da Associação Brasileira de Editores Científicos 

Signatária do San Francisco Declaration on Research Assessment (DORA)