Produção, busca e compartilhamento de informação no contexto do comércio móvel
DOI:
https://doi.org/10.19132/1808-5245251.414-441Palavras-chave:
Comércio social. Comércio móvel. Práticas informacionais. Aplicativos móveis.Resumo
Aborda o conceito de consumo. Analisa o desenvolvimento da sociedade de consumo e dos mercados de massa. Identifica características pertencentes ao estudo do comportamento do consumidor. Aborda as modificações no comércio eletrônico causadas por mídias sociais e aplicativos para dispositivos móveis. Apresenta as características do comércio social e do comércio móvel. Discorre sobre as práticas de produção, busca e compartilhamento de informação no contexto do comércio móvel. Evidencia essas práticas informacionais a partir de funcionalidades presentes nos aplicativos Airbnb, Amazon, iFood e Spotify. Constata que, no âmbito do comércio móvel, as práticas informacionais vêm sofrendo modificações que resultam na relação entre consumo informacional, interação mediada e consumo de bens e serviços.
Downloads
Referências
AMAZON. Amazon.com.br. São Paulo: Amazon, c2017.
BALDISSERA, Rudimar. Comunicação organizacional na perspectiva da complexidade. Organicom: Revista Brasileira de Comunicação Organizacional e Relações Públicas, São Paulo, v. 6, n. 10/11, p. 115-120, 2009.
BARBOSA, Lívia; CAMPBELL, Colin. Cultura, consumo e identidade. Rio de Janeiro: FGV Editora, 2006.
BAUDRILLARD, Jean. A sociedade de consumo. Lisboa: Edições 70, 1991.
BLACKWELL, Roger; MINIARD, Paul; ENGEL, James. Comportamento do consumidor. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2005.
BLOCH, Peter H.; SHERRELL, Daniel L.; RIDGWAY, Nancy M. Consumer search: an extended framework. Journal of Consumer Research, Chicago, v. 13, n. 1, p. 119-126, June 1986.
CANCLINI, Néstor García. Consumidores e cidadãos: conflitos multiculturais da globalização. 4. ed. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 1995.
CHAN, Felix T. S.; CHONG, Alain Yee-Loong. Analysis of the determinants of consumers’ m-commerce usage activities. Online Information Review, Bradford, v. 37, n. 3, p. 443-461, 2013.
CONSTANTINIDES, Efthymios; FOUNTAIN, Stefan J. Web 2.0: conceptual foundations and marketing issues. Journal of Direct, Data and Digital Marketing Practice, Basingstoke, v. 9, n. 3, p. 231-244, 2008.
DUAN, Wenjing; GU, Bin; WHINSTON, Andrew B. The dynamics of online word-of-mouth and products sales: an empirical investigation of the movie industry. Journal of Retailing, New York, v. 84, n. 2, p. 233-242, June 2008.
HENAO, Oscar; CÓRDOBA López, José Fernando. Comportamiento del consumidor, uma mirada sociológica. Entramado, Santiago de Cali, v. 3, n. 2, p. 18-29, jul./dic. 2007.
HYRYNSALMI, Sami et al. Busting myths of electronic word of mouth: the relationship between customer ratings and the sales of mobile applications. Journal of Theoretical and Applied Electronic Commerce Research, Talca, v. 10, n. 2, p. 1-18, May 2015.
ISLAM, Md. Rashedul; ISLAM, Md. Rofiqul; MAZUNDER, Tahidul Arafhim. Mobile application and its global impact. International Journal of Engineering & Technology, Ras al-Khaimah, v. 10, n. 6, p. 72-78, Dec. 2010.
JESUS, Deise Lourenço de; CUNHA, Murilo Bastos da. Produtos e serviços da web 2.0 no setor de referência das bibliotecas. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 17, n. 1, p. 110-133, jan./mar. 2012.
LIPOVETSKY, Gilles. A felicidade paradoxal: ensaio sobre a sociedade do hiperconsumo. Lisboa: Edições 70, 2007.
MILLS, Leila A.; KNEZEK, Gerald; KHADDAGE, Ferial. Information seeking, information sharing, and going mobile: three bridges to informal learning. Computers in Human Behavior, Amsterdam, v. 32, p. 324-334, Mar. 2014.
MOON, Byeong-Joon. Consumer adoption of the internet as an information search and product purchase channel: some research hypotheses. International Journal Internet Marketing and Advertising, Cidade, v. 1, n. 1, p. 104-118, Jan. 2004.
NEUBERT, Patrícia da Silva; RODRIGUES, Rosângela Schwarz. Pesquisa bibliográfica e web 2.0: percepção de estudantes de pós-graduação em Ciência da Informação. Informação & Sociedade: estudos, João Pessoa, v. 22, n. 3, p. 143-154, set./dez. 2012.
RIFKIN, Jeremy. A era do acesso: a transição de mercados convencionais para networks e o nascimento de uma nova economia. São Paulo: Makron Books, 2001.
SCHULTZ, Don E.; TANNENBAUM, Stanley I.; LAUTERBORN, Robert F. The new marketing paradigm: integrated marketing communications. Lincolnwood: NTC Business Books, 1993.
SOLOMON, Michel R. O comportamento do consumidor: comprando, possuindo e sendo. 9. ed. Porto Alegre: Bookman, 2011.
STERNE, Jim. Métricas em mídias sociais: como medir e otimizar os seus investimentos em marketing. São Paulo: Nobel, 2011.
TANG, Qian; GU, Bin; WHINSTON, Andrew B. Content contribution for revenue sharing and reputation in social media: a dynamic structural model. Journal of Management Information Systems, Abingdon, v. 29, n. 2, p. 41-75, 2012.
TSAO, Wen-Yu. The fitness of product information: evidence from online recommendations. International Journal of Information Management, Amsterdam, v. 33, n. 1, p. 1-9, Feb. 2013.
ZHANG, Kem Z. K.; BENYOUCEF, Morad. Consumer behavior in social commerce: a literature review. Decision Support Systems, Connecticut, v. 86, p. 95-108, June 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Maria Aparecida Moura, André Fagundes Faria

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, como publicar em repositório institucional, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os artigos são de acesso aberto e uso gratuito. De acordo com a licença, deve-se dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Não é permitido aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.