O estudo e a identificação dos padrões de metadados para a representação e a recuperação da imagem digital na perspectiva da web
DOI:
https://doi.org/10.19132/1808-5245241.145-173Palavras-chave:
Catalogação descritiva. Imagem digital. Web. Representação da informação. Informação e tecnologiaResumo
Os suportes da informação são utilizados pelo homem desde o princípio de sua criação como pilar da sua própria existência, permitindo a transmissão de ideologias às gerações futuras e contribuindo para a evolução da humanidade. A imagem é uma forma de comunicação e registro da memória, que, permeadas pelas Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), possibilitou a expansão de formas de registro, as imagens digitais. A crescente produção e o uso de informações imagéticas digitais, sobremaneira no contexto da web, gera a necessidade de encontrar soluções para o estabelecimento de parâmetros que propiciem a descrição e o acesso aos recursos imagéticos. O objetivo geral desta pesquisa consiste na identificação e no mapeamento dos padrões de metadados para o recurso imagético digital, pautando-se no Tratamento de Recursos Imagéticos (TRI), de modo a propiciar a recuperação mais efetiva das informações no domínio web. Caracteriza-se como uma metodologia exploratória e descritiva, com o intuito de mapear os padrões para a representação de imagens digitais e seus atributos, relacionando-os aos aspectos intrínsecos à web. Como resultados, são apresentados o mapeamento e a categorização dos padrões de metadados, que abrangem Dublin Core, MARC21, MODS, MIX, IPTC, Core VRA, XMP e PLUS, e aponta-se um corpus teórico referente aos conceitos e procedimentos para formas de representação e descrição da imagem digital no âmbito da web pautado na literatura científica da área de Biblioteconomia, Ciência da Informação e Ciência da Computação. Dessa forma, sublinha-se que as formas convencionais e tradicionais da Ciência da Informação, principalmente no que tange ao tratamento de recursos informacionais, podem propiciar uma melhora no desempenho de recuperação de informações imagéticas digitais em ambientes informacionais.
Downloads
Referências
ADOBE SYSTEMS. XMP: adding intelligence to media. c2017. Disponível: <http://www.adobe.com/products/xmp.html>. Acesso em: 12 jun. 2017.
ALVES, R. C. V. Web semântica: uma análise focada no uso de metadados. 2005. 180 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, Marília, 2005.
ALVES, R. C. V. Metadados como elementos do processo de catalogação. 2010. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) - Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, Marília, 2010.
ALVES, R. C. V; SANTOS, P. L. V. A. C. Metadados no domínio bibliográfico. Rio de Janeiro: Intertexto, 2013.
CASTRO, F. F. de. Padrões de representação e descrição de recursos informacionais em bibliotecas digitais na perspectiva da ciência da informação: uma abordagem do MarcOnt Initiative na era da web semântica. 2008. 201 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, Marília, 2008.
CUNHA, G. A.; CASTRO, F. F de. Descrição e recuperação de imagem digital (DRID): um estudo a partir da catalogação descritiva e dos FRBR no contexto da web semântica. In: ENCONTRO REGIONAL DOS ESTUDANTES DE BIBLIOTECONOMIA, DOCUMENTAÇÃO, CIÊNCIA E GESTÃO DA INFORMAÇÃO, 2., 2015, São Carlos. Anais eletrônicos... São Carlos, 2015. p. 105-110.
FUSCO, E. Modelos conceituais de dados como parte do processo da catalogação: perspectiva de uso dos FRBR no desenvolvimento de catálogos bibliográficos digitais. 2010. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) - Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, Marília, 2010.
GRÁCIO, J. C. A. Metadados para a descrição de recursos da internet: o padrão Dublin Core, aplicação e a questão da interoperabilidade. 2002. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, Marília, 2002.
IGLESIAS, R. Introdução à fotografia digital. [Campinas]: Instituto de artes, 2000.
INTERNATIONAL FEDERATION OF LIBRARY ASSOCIATIONS AND INSTITUTIONS. Functional requirements for bibliographic records:
final report. München: K . G. Saur, 1998.
INTERNATIONAL PRESS TELECOMMUNICATIONS COUNCIL. About IPTC. c2017.
KOSSOY, B. Fotografia & história. 3. ed. São Paulo: Ateliê Editorial, 2001.
LE COADIC, Y. F. A ciência da informação. 2. ed. Brasília: Briquet de Lemos, 2004.
LIBRARY OF CONGRESS. Metadata Object Description Schema. 2017. Disponível: <http://www.loc.gov/standards/mods/>. Acesso em: 12 jun. 2017
LIBRARY OF CONGRESS. NISO Metadata for Digital Images in XML Schema: technical metadata for digital still images standards. 2015. Disponível: <http://www.loc.gov/standards/mix/>. Acesso em: 12 jun. 2017.
MEY, E. S. A. Introdução à catalogação. Brasília: Briquet de Lemos, 1995.
MEY, E. S. A.; SILVEIRA, N. C. Catalogação no plural. Brasília: Briquet de Lemos, 2009.
MORENO, F. P. Requisitos funcionais para registros bibliográficos FRBR: um estudo no catálogo da Rede Bibliodata. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 6., 2005, Florianópolis. Anais... Florianópolis: [s.n.], 2005.
MUCHERONI, M. L.; SILVA, J. F. M. A interoperabilidade dos sistemas de informação sob o enfoque da análise sintática e semântica de dados na web. Ponto de Acesso, Salvador, v. 5, n. 1, p. 3-18, 2011.
OLIVEIRA, E. M. Da fotografia analógica à ascensão da fotografia digital. 2006.
OLIVER, C. Introdução à RDA: um guia básico. Brasília: Briquet de Lemos/Livros, 2011. 153 p.
PEREIRA, A. M.; SANTOS, P. L. V. A. C. O uso estratégico das tecnologias em catalogação. Cadernos da F.F.C., Marília, v. 7, n. 1/2, p. 121-131, 1998.
PHOTO METADATA. Standards: PLUS, [201-].
SANTOS, P. L. V. A. C.; PEREIRA, A. M. Catalogação: breve história e contemporaneidade. Niterói: Intertexto, 2014.
SCHAEFFER, J. M. La imagen precaria: del dispositivo fotográfico. Madrid: Catedra, 1990.
SIMIONATO, A. C. Representação, acesso, uso e reuso da imagem digital. 2012. 141 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, Marília, 2012.
SIMIONATO, A. C. Modelagem conceitual DILAM: princípios descritivos de arquivos, bibliotecas e museus para o recurso imagético digital. 2015. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) - Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, Marília, 2015.
VRA CORE OVERSIGHT COMMITTEE. VRA Core: a data standard for the description of images and works of art and culture. [201-]. Disponível: <http://core.vraweb.org/index.html>. Acesso em: 12 jun. 2017.
WERTHEIN, J. A sociedade da informação e seus desafios. Ciência da Informação, Brasília, v. 29, n. 2, p. 71-77, 2000.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Gabriela Aparecida da Cunha Yamane, Fabiano Ferreira de Castro

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, como publicar em repositório institucional, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os artigos são de acesso aberto e uso gratuito. De acordo com a licença, deve-se dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Não é permitido aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.