Políticas culturais e bibliotecas do Cariri cearense

Vitória Gomes Almeida, Maria das Graças Targino

Resumo


Este artigo discute a cultura e sua instrumentalização sob a forma de políticas públicas no âmbito das bibliotecas brasileiras. Objetiva saber em que medida as bibliotecas estão inseridas nas políticas nacionais de cultura - Plano Nacional de Cultura e o Plano Nacional do Livro e Leitura – e como vêm sendo aplicadas as metas desses planos. Estabelece um recorte de análise nos programas e projetos desenvolvidos em três bibliotecas do Cariri cearense - Biblioteca Inspiração Nordestina, Juazeiro do Norte; Biblioteca do Centro de Artes e Esportes, Barbalha; e Biblioteca Pública do Crato, Crato, em razão da pluralidade e diversidade cultural existente nessa localidade. Realiza o estudo por meio de revisão bibliográfica e da aplicação de questionários para bibliotecários e auxiliares das bibliotecas analisadas. Conclui-se que apesar de existirem muitas dificuldades e barreiras para o pleno funcionamento das bibliotecas, as ações e atividades contribuem para a efetivação das metas propostas nos planos, bem como constata a relevância dessa discussão dentro da Biblioteconomia, uma vez que falar em política cultural é referir-se aos fenômenos informacionais, que evocam questões de uso, apropriação e circulação da informação, assim como à produção e organização do conhecimento.


Palavras-chave


Políticas públicas de cultura. Bibliotecas. Ações culturais. Cariri cearense.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.19132/1808-5245241.244-266



Em Questão | ISSN 1808-5245 | EQ no Facebook | EQ no Google Scholar

Classificação Qualis: A2 - Comunicação e Informação; B2 - Ciências Ambientais; B3 - Administração, Ciências Contábeis e Turismo; B4 - Sociologia; B5 - Engenharias I.

Programa de Pós-graduação em Comunicação  | Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Rua Ramiro Barcelos, 2705, sala 519 | CEP 90035-007 | Porto Alegre, RS, Brasil | Fone: (51) 3308 2141| E-mail: emquestao @ufrgs.br 

Membro da Associação Brasileira de Editores Científicos 

Signatária do San Francisco Declaration on Research Assessment (DORA)