Políticas culturais e bibliotecas do Cariri cearense
DOI:
https://doi.org/10.19132/1808-5245241.244-266Palavras-chave:
Políticas públicas de cultura. Bibliotecas. Ações culturais. Cariri cearense.Resumo
Este artigo discute a cultura e sua instrumentalização sob a forma de políticas públicas no âmbito das bibliotecas brasileiras. Objetiva saber em que medida as bibliotecas estão inseridas nas políticas nacionais de cultura - Plano Nacional de Cultura e o Plano Nacional do Livro e Leitura – e como vêm sendo aplicadas as metas desses planos. Estabelece um recorte de análise nos programas e projetos desenvolvidos em três bibliotecas do Cariri cearense - Biblioteca Inspiração Nordestina, Juazeiro do Norte; Biblioteca do Centro de Artes e Esportes, Barbalha; e Biblioteca Pública do Crato, Crato, em razão da pluralidade e diversidade cultural existente nessa localidade. Realiza o estudo por meio de revisão bibliográfica e da aplicação de questionários para bibliotecários e auxiliares das bibliotecas analisadas. Conclui-se que apesar de existirem muitas dificuldades e barreiras para o pleno funcionamento das bibliotecas, as ações e atividades contribuem para a efetivação das metas propostas nos planos, bem como constata a relevância dessa discussão dentro da Biblioteconomia, uma vez que falar em política cultural é referir-se aos fenômenos informacionais, que evocam questões de uso, apropriação e circulação da informação, assim como à produção e organização do conhecimento.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC 3.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, como publicar em repositório institucional, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os artigos são de acesso aberto e uso gratuito, com atribuições próprias em atividades educacionais, de pesquisa e não comerciais.