Artigos da UFRGS representados na Web of Science: os mais citados e seus citantes

Autores

  • Sônia Domingues Santos Brambilla Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul
  • Ida Regina Chittó Stumpf Universidade Federal do Rio grande do Sul

Palavras-chave:

Produção Científica. Citações. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Resumo

Este trabalho utiliza indicadores bibliométricos de atividade e de impacto para analisar os artigos publicados por autores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), representados na Web of Science (WoS) no período 2000-2009. A revisão teórica aborda visibilidade, citação e indicadores de produção científica. A amostra contempla os 63 artigos que receberam mais de 100 citações, para analisar produtividade, idioma, título de periódico, co-autoria, colaboração e as citações recebidas pelos artigos. Dos citantes, verificou-se o tipo de documento, a procedência dos trabalhos (país e instituição), os títulos dos periódicos em que estão registrados, o ano de publicação, o idioma  e a área em que estão classificados na WoS. Os artigos dos citados e citantes foram produzidos em co-autoria, registrados em inglês, na maioria publicados em títulos de periódicos estrangeiros de impacto e em colaboração internacional. A área predominante dos mais citados e também dos citantes foi “Química”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sônia Domingues Santos Brambilla, Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul

Doutora em Comunicação e Informação pelo PGCOM/ UFRGS. Bibliotecária Pesquisadora Parlamentar da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul.

Ida Regina Chittó Stumpf, Universidade Federal do Rio grande do Sul

Professora Titular do Departamento de Ciência da Informação e do PPGCOM/UFRGS. Coordenadora do Grupo de Estudos em Comunicação Científica/UFRGS. Doutora em Comunicação pela USP. Pesquisadora do CNPq.

Downloads

Publicado

2013-01-10

Como Citar

BRAMBILLA, S. D. S.; STUMPF, I. R. C. Artigos da UFRGS representados na Web of Science: os mais citados e seus citantes. Em Questão, Porto Alegre, v. 18, n. 3, p. 179–197, 2013. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/33269. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigo

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)