Atributos da encontrabilidade da informação e a desmobilização da postura ativa do usuário da Web
DOI:
https://doi.org/10.19132/1808-5245272.193-212Palavras-chave:
Encontrabilidade da informação, Redes sociais na internet, Web social, TimelinesResumo
A World Wide Web revolucionou o modo como consumimos informação, demandando dos usuários postura ativa na busca pelos conteúdos. Mais recentemente, as redes sociais na Internet ofereceram ainda mais liberdades e possibilidades de ação, porém também foram responsáveis por popularizar os ambientes informacionais conhecidos como timelines. Nesses ambientes, os conteúdos apresentados são selecionados automaticamente, por meio de algoritmos. O estudo deste artigo tem o objetivo de evidenciar de que forma a dinâmica e a arquitetura da informação utilizadas nas timelines contribuem para o retorno a uma postura passiva por parte do usuário. Emprega a análise dos atributos da Encontrabilidade da Informação como metodologia, verificando o modo como são aplicados nas timelines. A análise indicou evidências de que tais ambientes atendem a poucos atributos da Encontrabilidade da Informação, permitindo concluir que foram projetadas para um usuário indiferente, que não procura adotar postura ativa na busca pela informação.
Downloads
Referências
CASTELLS, Manuel. A galáxia da internet: reflexões sobre a internet, os negócios e a sociedade. Rio de Janeiro: Zahar, 2003.
LEÃO, Lúcia. O labirinto da hipermídia: arquitetura e navegação no ciberespaço. São Paulo: Iluminuras, 1999.
LEMOS, André; LÉVY, Pierre. O futuro da internet: em direção a uma ciberdemocracia planetária. São Paulo: Paulus, 2010.
MORVILLE, Peter. Ambient findability. Sebastopol: O'Reilly Media, 2005.
PARISER, Eli. O filtro invisível: o que a internet está escondendo de você. Rio de Janeiro: Zahar, 2012.
PEREIRA, Vinícius Andrade. As linguagens publicitárias e os meios digitais. In: CARMELLA, Eliana et al. (org.). Mídias: multiplicação e convergências. São Paulo: Editora SENAC, 2009. p. 637-650.
RECUERO, Raquel. Redes sociais na internet. Porto Alegre: Sulina, 2009.
SANTAELLA, Lucia. Navegar no ciberespaço: o perfil cognitivo do leitor imersivo. São Paulo: Paulus, 2004.
SPYER, Juliano. Conectado: o que a internet fez com você e o que você pode fazer com ela. Rio de Janeiro: Zahar, 2007.
STATISTA. Most popular social networks worldwide as of January 2021, ranked by number of active users (in millions). [S. l.]: Statista, [2021]. Disponível em: https://www.statista.com/statistics/272014/global-social-networks-ranked-by-number-of-users/. Acesso em: 18 fev. 2021.
VECHIATO, Fernando Luiz; VIDOTTI, Silvana Aparecida Borsetti Gregorio. Encontrabilidade da informação. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2014.
VIEIRA, Eduardo. Os bastidores da internet no Brasil: as histórias de sucesso e fracasso que marcaram a Web brasileira. Barueri: Manole, 2003.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Sergio Mari Jr., Miguel Luiz Contani

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria xxx.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, como publicar em repositório institucional, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os artigos são de acesso aberto e uso gratuito, com atribuições próprias em atividades educacionais, de pesquisa e não comerciais.