Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Revista Brasileira de Estudos da Presença?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

1)  A Revista Brasileira de Estudos da Presença publica, exclusivamente, textos inéditos resultantes de pesquisas, estudos, debates, práticas artísticas e científicas na área de Artes Cênicas e campos associados. Publicam-se textos inéditos em português ou espanhol. A editoria pode convidar os autores lusófonos e hispanofalantes a enviarem versões em inglês para publicação bilíngue. A revista aceita originais em inglês e francês de autores estrangeiros e providencia versões para o português para publicação bilíngue.

2)  Os textos a serem publicados devem estar no formato de artigo, dando ênfase à dimensão teórica e apresentando uma contribuição singular e importante para a área. O (s) autor (s) são inteiramente responsáveis pela forma e pelo conteúdo de seu (s) artigo (s).

3)  É recomendado que textos que se referem à performances, espetáculos ou similares apresentem imagens e/ou vídeo que devem vir no corpo do texto, legendados abaixo da inserção, em espaço simples, centralizados. Os autores declaram ter os direitos de exibição das imagens inseridas.

4) Textos que compõe seções temáticas organizadas por pesquisador convidado ou espontâneo devem ser inseridos no sistema pelo próprio autor e passam pelo mesmo processo de avaliação por pares. Veja os detalhes no item "Processo de avaliação por pares".

5)  Os textos devem ser encaminhados para o sistema SEER (www.seer.ufrgs.br/presenca) no qual os dados dos autores devem ser inseridos somente no formulário do sistema, inclusive deve serem indicados o endereço eletrônico e a sua biografia de até três linhas, enfatizando o vínculo institucional e as formações acadêmicas e artísticas. Deve-se mencionar o órgão financiador da pesquisa, quando for o caso, no quadro apropriado. O arquivo com o artigo deve estar livre de quaisquer tipos de identificação, seja pelo nome dos autores digitado no corpo do texto ou nas propriedades do arquivo, seja pela menção de informações por intermédio das quais se possam deduzir a autoria. Caso tenha dificuldades de tornar o artigo anônimo, basta mencionar isso nos "comentários ao editor" durante o processo de submissão online.

6)      Os textos devem estar formatados em arquivo Word da seguinte forma:

(6.1) espaço 1,5;

(6.2) fonte Times New Roman, corpo 12;

(6.3) citações com mais de três linhas devem aparecer destacadas do corpo do texto, em espaço simples, em corpo 10, sem aspas e endentadas a quatro cm da margem esquerda;

(6.4) margens justificadas com parágrafos a 1,25 cm da margem esquerda;

(6.5) aspas duplas são usadas apenas para citações diretas no corpo do texto;

(6.6) usa-se itálico para palavras estrangeiras, neologismos, para usos particulares e títulos de obras. Não se utiliza negrito nesses casos;

(6.7) usa-se sublinhado apenas para URL;

(6.8) os artigos devem estar formatados em papel A4 e ter entre 25.000 e 60.000 caracteres (incluindo espaços), com referências, notas e tabelas;

(6.9) o arquivo deve iniciar com uma folha de rosto na qual conste o título (com no máximo 100 caracteres), resumo (entre 400 e 700 caracteres) e cinco palavras-chave (preferencialmente a partir de vocabulário controlado); título em inglês, abstract e cinco keywords (com as mesmas dimensões); e, título em francês, résumé, cinco mots-clés (com as mesmas dimensões).

7)      As referências devem usar o sistema autor/data da seguinte forma: (Sobrenome do autor, ano) para citações indiretas e (Sobrenome do autor, ano, página) para citações diretas. Exemplos: (Silva, 1997) ou (Silva, 1997, p.452). Diferentes títulos do mesmo autor e mesmo ano devem ser identificados com uma letra que os diferencie. Exemplo: (Silva, 1997a, p.452).

8) os autores devem informar afiliação, incluindo nome por extenso da instituição de vínculo, sigla, cidade, estado e país.

9)      As referências ao final do trabalho devem obedecer às normas da ABNT (disponíveis no site http://www.ufrgs.br/faced/setores/biblioteca/referencias.html). Chama-se a atenção para o fato de que a revista não usa (em função da recuperação eletrônica de dados) o travessão que substitui o nome de autor para evitar a repetição. Não se usa itálico, mas negrito para os títulos.

Exemplos:

Livros:
SOBRENOME DO AUTOR, Prenomes sem Abreviatura. Título do livro: subtítulo. Local de publicação: Editora, ano de publicação.

Capítulos de livros:

SOBRENOME DO AUTOR, Prenomes sem Abreviatura. Título do capítulo: subtítulo. In: SOBRENOME DO AUTOR, Prenomes sem Abreviatura. Título do livro. Local de publicação: Editora, ano de publicação. Páginas iniciais e finais.

Periódicos:

SOBRENOME DO AUTOR, Prenomes sem Abreviatura. Título do artigo: subtítulo. Título do Periódico, Local de publicação, Instituição, número do volume, número do fascículo, páginas inicial e final do artigo, mês e ano de publicação.

Teses e dissertações:

SOBRENOME DO AUTOR, Prenomes sem Abreviatura. Título. Local: Programa de Pós-Graduação/Universidade, ano de publicação. Dissertação (Mestrado em Educação) ou Tese (Doutorado em Educação).

Documento eletrônico:

SOBRENOME DO AUTOR, Prenomes sem abreviaturas. Título. Edição. Local: ano. N° de pág. ou vol. (série) (se houver) Disponível em: Acesso em: dia, mês (abreviado), ano.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. Para garantir a avaliação cega e o sigilo que ela requer você retirou a identificação da autoria do texto de todas as partes do arquivo, inclusive na opção propriedades no Word e retirou notas e menções a instituições, grupos ou pesquisas que possam identificar os autores do texto de maneira indireta. Se você tem dúvida sobre isso consulte: “Assegurando a avaliação por pares cega”.

  2. Você garante que o texto é uma contribuição original e inédita de sua autoria (eventualmente, partilhada com os autores que você inseriu no sistema) e que ele não foi publicado, nem mesmo em parte, noutro veículo.

  3. Você declara que o texto não está sendo avaliado por outra revista. Qualquer dúvida em relação a isso pode ser mencionada no espaço comentários ao editor

  4. O texto está em espaço 1,5; fonte Times New Roman com 12 pontos; faz uso de aspas e itálico conforme padrão da revista.

  5. O trabalho tem uma folha de rosto com título, resumo e palavras chave; seguidos de título em inglês, abstract e keywords, além de título em francês, résumé e mots-clés.

  6. O artigo segue os padrões de estilo e requisitos descritos em Diretrizes para autores, na seção Sobre da Revista.

  7. Os arquivos estão em formato Word e não ultrapassam 2MB.
  8. As figuras e tabelas estão inseridas no corpo do texto e não ao final e cada uma possui a respectiva legenda centralizada e logo abaixo. Você declara que possui os direitos de publicação das imagens inseridas no artigo.

  9. Ao enviar o texto, você aceita as normas da revista e cede os direitos de publicação do trabalho para a Revista Brasileira de Estudos da Presença, podendo disponibilizá-lo novamente após seis meses da publicação.

  10. Os autores declaram não possuir conflito de interesse (ver aqui) para a avaliação do manuscrito submetido ou explicitaram eventuais conflitos no campo "Comentários ao editor".
 

Declaração de Direito Autoral

Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista Brasileira de Estudos da Presença e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista. Ao submeter um artigo à Revista Brasileira de Estudos da Presença e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus meta dados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.

Licença Creative Commons Este periódico utiliza uma Licença de Atribuição Creative Commons.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.