CONSTRUÇÃO DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL ATRAVÉS DO DESENVOLVIMENTO DE GAMES
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.75146Palavras-chave:
Pensamento Computacional. Avaliação. Metodologia de EnsinoResumo
O presente artigo apresenta uma proposta metodológica para construção doPensamento Computacional através do desenvolvimento de games. Considerando que no Brasil o Pensamento Computacional não está inserido como disciplina na Educação Básica, a prática pedagógica foi desenvolvida através de um curso ofertado como atividade extraclasse, destinado a estudantes do Ensino Fundamental. Para verificar a eficiência do método de ensino-aprendizagem, os alunos foram avaliados com o Teste de Pensamento Computacional, antes e após o término do curso. Comparando os resultados obtidos observa-se que houve um incremento do Pensamento Computacional dos participantes da pesquisa, sendo este resultado estatisticamente significativo.
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Publicado
2017-07-28
Como Citar
MARIMON BOUCINHA, R.; PUHLMANN BRACKMANN, C.; AUGUSTO COUTO BARONE, D.; CASALI, A. CONSTRUÇÃO DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL ATRAVÉS DO DESENVOLVIMENTO DE GAMES. RENOTE, Porto Alegre, v. 15, n. 1, 2017. DOI: 10.22456/1679-1916.75146. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/75146. Acesso em: 3 maio. 2025.
Edição
Seção
Projeto e desenvolvimento de objetos educacionais
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